Papa Francisco evoca «herança» de paz do antigo presidente israelita.

O Papa lamentou hoje a morte de Shimon Peres, com quem se encontrou em várias ocasiões, evocando a “herança” de paz do ex-presidente de Israel.

Shimon Peres, de 93 anos, tinha sofrido um acidente vascular cerebral a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então, acabando por falecer hoje.

Francisco manifestou-se “profundamente entristecido” num telegrama enviado ao atual chefe de Estado de Israel, Reuven Rivlin, no qual manifesta as suas “sentidas condolências” à população do país.

O Papa recorda em particular o tempo passado com Peres no Vaticano (dois encontros em 2014) e mostra “grande apreço” pelos “esforços incansáveis” do vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1994.

“Espero que a sua memória e os seus muitos anos de serviço nos inspirem a todos para trabalhar com ainda mais urgência pela paz e a reconciliação entre os povos”, escreve.

A mensagem deixa votos de que o “legado” de Shimon Peres seja honrado de modo a que o bem comum e a “paz duradoura” encontrem “novas expressões”.

O telegrama conclui-se com a promessa de oração do Papa por todos os que estão de luto, “sobretudo pela família Peres”.

Peres fazia parte geração dos “pais fundadores” de Israel e foi um dos principais responsáveis pelos acordos de Oslo, assinados com os palestinos em 1993, tendo recebido o Nobel da Paz no ano seguinte.

O Papa promoveu a 8 de junho de 2014 um encontro de oração pela paz, no Vaticano, com a presença de Shimon Peres, na condição de presidente de Israel, e do presidente palestino, Mahmoud Abbas, após ter visitado a Terra Santa, onde tinha sido recebido por ambos.

Em setembro do mesmo ano, Francisco recebeu Peres, que já então abandonara a presidência de Israel, que lhe apresentou a ideia de uma ‘ONU das religiões’.

A representação diplomática de Israel em Portugal informa que um livro de condolências vai estar aberto na Chancelaria da Embaixada, em Lisboa, que poderá ser assinado hoje das 14h30 às 17h00, na quinta-feira das 10h00 às 17h00 e na sexta-feira, das 10h00 às 14h30.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa