Implantada em 13 dioceses, a Acção Católica Rural reuniu em Torres Novas o seu Conselho Nacional. As linhas de força da VIII Assembleia Nacional de Delegados, reafirmadas pelo Conselho Nacional, projetaram e definiram as prioridades para o triénio e o plano de ação para 2016/2017.

Esteve presente a equipa nacional da ACR e o respetivo Assistente. Contaram ainda com a presença de D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém – que desafiou a ACR a ir ao encontro das periferias, a estar com o próximo fazendo-nos a nós os “próximos”.

Além das atividades realizadas em cada diocese, e que foram partilhadas neste Conselho Nacional, foram ainda avaliadas como muito positivas as atividades realizadas pela Equipa Nacional, reafirmando-se a importância de um maior empenho na participação dos militantes nestas atividades. Foi reafirmada a determinação do Movimento na sua renovação e revitalização, o prosseguimento da sua Missão Eclesial e Social, deixando a dinâmica da obrigação e cultivando a dinâmica do fascínio, promovendo um espaço de relações gratuitas, livres da dinâmica da competitividade e do utilitarismo.

Estar em sintonia com a comemoração do Centenário das Aparições de Fátima; estudar e divulgar a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, promovendo a reflexão sobre o valor da Vida e o lugar da Família num mundo em transformação, foram as preocupações dos participantes, a par da retoma da Escola de Dirigentes, percurso fundamental para a formação, liderança e militância no Movimento. Também ensaiaram a definição de um percurso de formação e itinerância para a ACR.

A Revista Mundo Rural foi reassumida como um órgão integrante e fundamental, achando-se necessária uma reflexão cuidada sobre o papel e a missão dos meios de comunicação da Igreja, de forma a discernir o rumo para a Revista, neste contexto de mudança. Será lançada uma campanha nacional para a angariação de novos assinantes.

A forma de trabalho cooperante das Dioceses de Proximidade é um instrumento essencial para o fortalecimento das equipas e dos grupos, reafirmando-se também como estratégia de trabalho fundamental a constituição de GARA’s (grupos de análise, reflexão e ação).

A ACR reafirmou a sua vontade de fazer crescer o Movimento em cada uma das Dioceses e afirmou o seu propósito de ALEGRAR-SE NA VERDADE!

G.I.

CategoryIgreja