Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Colóquio da Associação Internacional dos Museus e Tesouros da Igreja Católica vai decorrer a 11 de novembro, em Beja.

Portugal vai acolher a 11 de novembro algumas das principais “figuras de referência da arte sacra”, no âmbito de um colóquio da Associação Internacional dos Museus e Tesouros da Igreja Católica.

O evento, que terá como título “A Materialidade do Imaterial: Olhares sobre os Espaços e Objetos Devocionais”, vai decorrer em Beja e parte de uma parceria entre a entidade promotora, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a autarquia local e o Centro UNESCO para a Arquitetura e a Arte Religiosa.

Ao nosso país vão chegar especialistas e profissionais do setor da Arte Sacra como Georges Kazan, da Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford; Hermann Reidel, da Associação de Museus de Língua Alemã; Manuel Gracia Rivas, da Real Academia de la Historia, de Madrid; e Gäel Favier, da École Pratique des Hautes Études (Sorbona), de Paris.

Realce ainda para a presença do presidente da Associação Internacional dos Museus e Tesouros da Igreja Católica, Bernard Berthod, atual diretor do Museu de Arte Religiosa de Fourvière, em Lyon, França.

“O objetivo do encontro” será, juntamente com vários especialistas portugueses, “dar a conhecer algumas das iniciativas mais interessantes” que têm sido levadas a cabo na área da Arte Sacra, “do conhecimento científico e da valorização dos monumentos e museus religiosos, das suas coleções, durante a última década, em diferentes pontos da Europa”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Trazendo a lume algumas das linhas principais do trabalho recentemente desenvolvido em países como a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo ou Portugal”, pretende-se ainda “fazer um “ponto da situação atual de um sector que regista grandes desafios”.

A organização destaca por exemplo a questão da “segurança”, no que toca a situações de “furto e vandalismo”, mas também o facto do turismo religioso estar a ter “um crescimento significativo” em Portugal e um pouco por toda a Europa.

Sublinha neste contexto a importância de “repensar o futuro da arte sacra” de modo a este setor poder corresponder ao “extraordinário protagonismo” que tem assumido nos últimos anos.

Um ponto-chave para o desenvolvimento será “a capacidade de comunicar adequadamente a mensagem” 

“Se é certo que algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar a colmatar esta lacuna, o problema de fundo permanece intacto: entender o significado do património, e muito especialmente do património religioso”, aponta a organização.

Do programa de visitas de estudo complementares destacam-se as sessões consagradas ao Museu de São Roque, à Basílica e Convento de Mafra e ao património paleocristão de Mértola, considerados “nichos de excelência do património religioso português”.

A participação neste colóquio é livre, mediante inscrição a remeter para o email dpdb@sapo.pt – mais informações podem ser obtidas através dos contactos 962 414 521 e 284 320 918.

JCP

 

CategoryIgreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: