Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Reflexão nas Jornadas Nacionais apontam para renovação pastoral que vá ao encontro das famílias de hoje, «não das que temos como modelos».

D. Manuel Pelino afirmou esta sexta-feira que a educação “deve abranger todas as dimensões da pessoa humana” e que os pais deve ser os responsáveis por “conhecer e experimentar Jesus” com os seus filhos.

“A grande preocupação dos catequistas é conseguir encontrar respostas válidas que permitam aos pais um redescobrir a fé e serem, eles próprios, portadores desta alegria de conhecer e experimentar Jesus aos seus filhos”, afirmou o prelado, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) no início das Jornadas Nacionais de Catequistas.

O encontro, que decorre até amanhã, em Fátima, tem por objetivo refletir sobre a «Família», partindo da Exortação pós-sinodal «A Alegria do Amor», escrita pelo Papa Francisco.

Segundo o responsável a educação “deve ter em consideração não apenas a questão inteletual mas abranger todas as dimensões da pessoa humana”,

De acordo com o portal Educris, os catequistas apresentam a preocupação de “ligar família e catequese”, expressa “nas respostas dos catequistas das dioceses” ao documento «A catequese: A alegria do Encontro com Jesus Cristo».

D. Manuel Pelino sublinhou que “família e catequese estão unidas pela alegria da fé” e que a “verdadeira alegria vem do encontro com Cristo que liberta e ilumina”, conduzindo à formação de “uma comunidade e a ser fermento do mundo novo”.

Na noite do primeiro dia das Jornadas, os catequistas tiveram oportunidade de refletir sobre a necessidade de mudança entre um “cristianismo de herança” e um “cristianismo de propostas”, conduzida pelo professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), José Borges de Pinho.

Para o docente é fundamental entender o “decisivo lugar da família enquanto lugar fundamental da transmissão da fé e da construção da Igreja” através da “busca de novos paradigmas”.

“Se não tivermos em conta todas as transformações da família no ocidente, se não olharmos para o processo de secularização de maneira profunda, se não nos detivermos numa cada vez maior pluralidade de opiniões e valores, não perceberemos a verdade de hoje e, deste modo caiem no vazio todas as propostas que possamos fazer”.

O professor afirmou ser mais fácil “propor religião do que caminhos firmes de descoberta de Jesus e da experiencia da fé” e sustentou que a atitude da Igreja, e dos agentes de pastoral, deve ser a de “acolher com o coração agradecido e acolher os cinco pães e dois peixes” que as “famílias de hoje apresentam” e não se contentar “com discursos morais impregnados de doutrina mas longe da realidade de hoje”.

Assim, destacou o docente da UCP,  torna-se “urgente uma renovação eclesial e pastoral de modo a dotar as nossas comunidades de serviços que priorizem, na prática, as famílias, não apenas aquelas que temos como modelos, mas aquelas que mais necessitam de apoio e de propostas concretas de fé e caminho cristão”, apontou.

As Jornadas Nacionais de Catequistas decorrem em Fátima até amanhã e contam com a participação de mais de 450 catequistas de todas as dioceses do país.

LS

CategoryIgreja, Paróquia

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: