Apresentada ao público no encerramento das comemorações jubilares da Dedicação da Catedral, a “História da Diocese de Viseu” está a ser objecto de uma campanha de divulgação local, para aproximar a obra dos potenciais leitores interessados na sua aquisição.

Coordenada pelo Professor Pedro Paiva, da Universidade de Coimbra, a obra resulta da investigação de uma vasta equipa de historiadores, que se debruçaram sobre os arquivos, monumentos, ruínas e obras de arte que “falam” da história da nossa diocese, desde os primórdios até ao 25 de Abril de 1974, data em que termina o período investigado.

Constituída por três volumes amplamente ilustrados, a “História da Diocese de Viseu” irá ser apresentada, em Santa Comba Dão, no próximo dia 27 de Novembro, às 15:00 horas, para a população do Arciprestado de Besteiros, que inclui os concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela.

Para o público que acorrer ao Auditório do Centro Paroquial de Santa Comba Dão actuará também o Coral da Filarmónica de Santa Comba Dão.

Foi sugerida a cada paróquia a aquisição de um exemplar, para consulta local, sobretudo porque a obra contém vasta informação do conjunto das 208 paróquias que constituem a diocese. Conhecer a história da diocese é também conhecer a história das paróquias e das suas instituições.

A obra contou com o precioso patrocínio da Fundação Lapa do Lobo.

G.I.