Preparação do Conselho Pastoral Diocesano; Todos os Santos Fiéis Defuntos; Movimentos, Associações e Obras; Espetáculo do Centenário.

Na manhã de dia 31 de Outubro, D. Ilídio deslocou-se a Santa Comba Dão, para preparar, com o Vigário Episcopal da Pastoral – Pe. Virgílio a reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) de sábado passado. Foi a primeira reunião deste importante órgão de corresponsabilidade da pastoral da diocese, depois da conclusão do Sínodo Diocesano e da eleição e indicação dos novos elementos.

Depois de feita a apresentação dos elementos, dado ser a primeira vez que este novo órgão se reuniu, o Vigário Geral fez a apresentação dos novos Estatutos do Conselho Pastoral Diocesano. Houve, de seguida, um trabalho de grupos abordando métodos e processos de os temas de agenda das futuras reuniões poderem corresponder ao sentir das comunidades cristãs locais e a elas poderem chegar as propostas do Conselho Pastoral Diocesano. O resultado destes trabalhos de grupo foi apresentado ao Plenário, revelando profundidade de debate e empenho na dinamização pastoral dos grupos de corresponsabilidade. A reunião terminou depois de feita a eleição do novo Secretariado Permanente e depois de agendada a próxima reunião.

D. Ilídio presidiu à Eucaristia, no Dia de Todos os Santos, na sua aldeia natal, visitando o cemitério, onde estão sepultados os seus Pais. Depois da Eucaristia, foi feita a procissão ao cemitério e, com o Pároco – Pe. Valmor Marcolin – ali se rezou por todos os fiéis defuntos.

Como é habitual, o Bispo também presidiu à Eucaristia, na Catedral, na tarde do dia dos Fiéis Defuntos, 2 de Novembro. Em unidade e continuidade com o Dia de Todos os Santos, ali se rezou por todos os que já partiram deste mundo, acreditando na Ressurreição de Jesus Cristo, base e garantia da ressurreição de todos os que morrem no Senhor.

Convocados pelo Bispo, para uma reunião na Casa Episcopal, encontraram-se os Responsáveis dos Movimentos, Associações e Obras da nossa Diocese, no princípio da noite de 2 de Novembro. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de responsáveis. Para além de se ter conversado sobre o presente Ano Pastoral, fez-se a eleição dos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano, que já marcaram presença na reunião do passado sábado.

Na manhã de 4 de Novembro, vieram a Viseu, à Casa Episcopal, os Responsáveis do Espetáculo do Centenário de Fátima. Bruno Galvão e outro colega vieram ver as hipóteses de este Espetáculo – “Entre o Céu e a Terra – o Musical sobre Fátima” – poder ser apresentado na Diocese de Viseu. Depois deste contacto com as devidas informações, espera-se a concretização dessas possibilidades.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja