Conferência Episcopal; Comissão Episcopal Laicado e Família; Semana dos Seminários; Saída das Irmãs do Seminário Maior; Dia da Misericórdia.

De 7 a 10 de Novembro decorreu a normal reunião da Conferência Episcopal, em Fátima. Aprovou algumas Notas importantes, um Documento sobre a Catequese e desenvolveu trabalhos ao nível das diversas Comissões Episcopais. No primeiro dia esteve o Cardeal Emérito de Barcelona – Lluis Martinez Sistach – que falou aos Bispos sobre a Amoris Laetitia. Também foi aprovada uma Carta Pastoral sobre o Centenário das Aparições.

Na noite de 8 de Novembro e durante a semana da Conferência Episcopal, reuniu a Comissão Episcopal Laicado e Família. Fez a avaliação das últimas atividades, nomeadamente das Jornadas da Pastoral Familiar e preparou as próximas atividades agendadas, no âmbito desta Comissão.

De 6 a 13 de Novembro, decorreu a Semana dos Seminários, sob o tema: «Movidos pela Misericórdia de Deus». Na Sexta-feira à noite, 11 de Novembro, na Igreja do Seminário, decorreu uma Vigília de Oração. D. Ilídio presidiu a esta Vigília que teve a presença de algumas dezenas de pessoas.

O Instituto das Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família deixou de estar na Diocese de Viseu, onde estava desde há 50 anos, ligado aos Seminários diocesanos. Por motivo de falta de vocações e por precisarem de uma Superiora numa outra Casa, as Responsáveis acharam por bem terminar a sua presença nesta Diocese. Em agradecimento e despedida, o Seminário organizou um momento de ação de graças, com a Eucaristia presidida pelo Bispo, seguindo-se uma refeição fraterna. Todos os Sacerdotes da Diocese foram convidados, tento estado presente uma pequena representação.

No Domingo, dia 13 de Novembro, celebrou-se o Dia da Misericórdia de Viseu que, neste ano, celebra 500 anos de atividade. D. Ilídio presidiu à solene Eucaristia, celebrada na Igreja da Misericórdia, sede da Santa Casa, e com a animação litúrgica garantida pelo Coral Lopes Morago. A Igreja estava repleta, com os Irmãos e respetiva Direção e com a presença de representantes das Autoridades e Provedores de várias Santas Casas da Diocese.

G.I.