Para assinalar os 40 anos dedicados ao apoio à população e ao desenvolvimento da economia social, a União das Misericórdias (UMP) vai realizar, este sábado, em Viseu, uma sessão evocativa do trabalho da instituição ao longo destes anos.

A iniciativa realiza-se na Santa Casa da Misericórdia de Viseu, a partir das 10h00, e conta com a presença do provedor da Misericórdia de Viseu, Adelino Almeida Costa; do bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro; do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques e do presidente da UMP, Manuel de Lemos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Posteriormente, decorrem intervenções que vão refletir sobre os “principais momentos e desafios das Misericórdias”, com a participação do padre Vítor Melícias, presidente honorário da UMP, e do ex-ministro da tutela Pedro Mota Soares, entre outros.

A sessão evocativa vai também assinalar os 500 anos de atividade da Misericórdia de Viseu.

A UMP é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para “orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum”.

Em todo o território português, existem atualmente 387 Misericórdias, algumas com mais de 500 anos de existência.

A Eucaristia do próximo Domingo, I Domingo do Advento, numa celebração de acção de graças pelos 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, será transmitida pela RTP, a partir da Igreja da Misericórdia, iniciando-se às 10:30 horas. Presidida por D. Ilídio Leandro, a Eucaristia terá a animação litúrgica a cargo do Coral Lopes Morago.

G.I./Ecclesia:LFS

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu