O Papa Francisco saudou hoje a Igreja de Constantinopla (Ortodoxa) e o “amado patriarca Bartolomeu” pelas festividades do apóstolo Santo André, patrono do patriarcado ecuménico, no final da audiência pública semanal no Vaticano.

“No dia de Santo André, gostaria de saudar a Igreja de Constantinopla, o amado patriarca Bartolomeu, e unir-me a ele e à Igreja de Constantinopla na festividade desta ‘Igreja-prima’ [a transcrição oficial refere a expressão ‘Igreja-irmã’] – Pedro e André, todos juntos – e desejar todo o bem possível, todas as bênçãos do Senhor e um grande abraço”, destacou aos peregrinos na sala Paulo VI.

A 30 de novembro, uma delegação católica participa nas celebrações do patrono do Patriarcado ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa)em Istambul, na Turquia; no sentido contrário uma comitiva ortodoxa celebra a festividade dos Santos Pedro e Paulo, no dia 29 de junho,em Roma.

Para o Francisco, essas visitas são um sinal visível do “profundo elo que une ortodoxos e católicos” e expressam “o desejo de uma comunhão cada vez mais profunda”.

“Até o dia em que, segundo os desejos de Deus, testemunharemos o nosso amor mútuo dividindo a mesma mesa eucarística”, escreveu, na mensagem enviada ao patriarca Bartolomeu.

A delegação da Santa Sé é liderada pelo presidente do ConselhoPontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch, que leu e entregou ao patriarca a mensagem assinada pelo Papa Francisco.

O texto foi lido na igreja patriarcal de São Jorge, destacando que “graças ao processo de diálogo”de décadas, católicos e ortodoxos começaram a reconhecer-se “como irmãos, a valorizar dons, a servir a humanidade e a causa da paz”, a promover a dignidade do ser humano e “o valor inestimável da família”, bem como a proteger os mais necessitados e “a Criação, a Casa Comum”.

O Papa salientou ainda a importância de estudos e documentos recentes, desejando a reconciliação entre cristãos do Leste e do Ocidente.

G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryEcumenismo, Igreja, Papa