Colégio dos Consultores; Província Eclesiástica de Braga; Ordem Terceira de S. Francisco; Entrevista na Rádio SIM; Fundação Diocesana S. José; Enfermeiros e Médicos Católicos; Cursilho nº 159 em Viseu; Crismas em Carvalhal Redondo

Na manhã do dia 28 de Novembro, D. Ilídio Leandro reuniu, na Casa Episcopal, o Colégio dos Consultores, para colher pareceres, antes de decidir sobre assunto importante da vida da Diocese. Estiveram presentes todos os 7 elementos que constituem este órgão consultivo.

Os Bispos das Dioceses pertencentes à Província Eclesiástica de Braga reuniram, no passado dia 29 de Novembro, em Bragança. Esta reunião teve, também, a presença dos Bispos da Província Eclesiástica de Santiago de Compostela, como acontece 1 vez em cada ano. Durante a reunião, os Bispos fizeram uma partilha sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Ano Santo da Misericórdia e sobre as principais iniciativas das Dioceses para o presente ano pastoral.

Tendo havido eleições no Conselho da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, a Equipa eleita esteve na Casa Episcopal, na manhã do dia 30 de Novembro a apresentar cumprimentos a D. Ilídio. O encontro proporcionou também a oportunidade para apresentar alguns pontos do plano que a nova Equipa se propõe realizar nos tempos próximos.

Na tarde de 30 de Novembro, D. Ilídio deslocou-se ao antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, para se encontrar com os profissionais que trabalham na Rádio SIM, da Rádio Renascença. Aí, foi entrevistado sobre alguns pontos da actualidade eclesial e diocesana. No início da noite, encontrou-se também com a Direção da Fundação S. José, nas instalações do Colégio da Via-Sacra. Sob a presidência do Dr. Paulo Machado, a nova direção integra alguns elementos da anterior equipa, renovada com elementos novos. Depois da Tomada de Posse, seguiu-se uma refeição, durante a qual se debateram algumas medidas, visando a valorização de bens pertencentes a esta Fundação.

Na tarde do dia 3 de Dezembro, reuniram-se os Enfermeiros e os Médicos Católicos, duas Associações de profissionais da saúde, com atividade em Viseu. Tiveram um encontro de reflexão, no Museu Nacional Grão Vasco, orientado por um Médico, vindo do Porto, seguindo-se uma celebração eucarística, presidida por D. Ilídio, na Igreja da Misericórdia. Seguiu-se um jantar de convívio, num restaurante da cidade

Decorreu, entre 30 de Novembro e 3 de Dezembro –, um novo Cursilho de Cristandade em Viseu, o nº 159 de homens. D. Ilídio esteve, como de costume, no encontro de Clausura, no Centro Sócio Pastoral Diocesano.

Na Igreja Matriz de Carvalhal Redondo, no concelho de Nelas, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na tarde do 1º Domingo do Advento, dia 4 de Dezembro, administrando o Sacramento da Confirmação. Concelebraram o Pe. Delfim e o Pe. Jorge Carvalhal, estando a Igreja repleta de fiéis. Foram crismados 63 cristãos, quase todos jovens, vindos das 6 paróquias do concelho.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu