O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) promove, de 09 a 12 deste mês, o Fórum Europeu Católico-Ortodoxo para refletir sobre o diálogo ecuménico.

Esta quinta edição do fórum tem a participação de 12 representantes das Igrejas Ortodoxas na Europa e de 12 delegados da Igreja Católica, lê-se no site do organismo eclesial pelo cardeal Angelo Bagnasco.

Esta iniciativa propõe uma reflexão sobre a “atualidade, o papel do cristianismo e do diálogo ecuménico e sobre o valor da pessoa e a liberdade religiosa”, realça a nota.

A Europa, no contexto atual, “enfrenta o medo do terrorismo e o desafio do fundamentalismo”.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa conta com 39 membros e às 33 conferências episcopais somam-se os arcebispos de Luxemburgo e do Principado do Mónaco, o arcebispo de Chipre dos Maronitas, o bispo de Chisinau (Moldávia), o bispo da Eparquia de Mukachevo e o administrador Apostólico da Estónia.

A sede do Secretariado da CCEE encontra-se em San Gallo, Suiça.

G.I./Ecclesia:LFS

CategoryEcumenismo, Igreja