Filme aborda história de jesuítas portugueses e perseguição anticristã em território nipónico, no século XVII.

O novo filme de Martin Scorsese, ‘Silêncio’, que retrata a missionação católica no Japão, com protagonistas portugueses, tem estreia marcada para 19 de janeiro em território nacional e vai ser divulgado por um programa cultural, por várias instituições.

A obra é baseada no romance homónimo de Shusaku Endo e tem no seu centro o jesuíta português Cristóvão Ferreira (1580-1650), relatando os dramas da perseguição religiosa contra os cristãos no Japão do século XVII.

O Museu do Oriente, o Museu de São Roque e a FNAC serão palco de um “vasto programa cultural”, desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus, refere um comunicado dos organizadores do evento, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

De 19 de janeiro a 19 de fevereiro, o Museu de São Roque acolhe a exposição ‘Japão: a última carta de um mártir’, a partir do testemunho do Beato Miguel Carvalho, jesuíta português martirizado a 25 de agosto de 1624.

Este documento será apresentado ao público pela primeira vez.

A 22 de janeiro, pelas 12h00, parte do antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo, em Lisboa, um percurso pedestre pelos “caminhos de Cristóvão Ferreira”, numa iniciativa promovida pelo Museu São Roque e apoiada pela revista Time Out Lisboa.

Já a 6 de fevereiro, o Museu e Igreja de São Roque promovem uma visita temática dedicada às peças da sua coleção que testemunham a presença cristã no Japão e a experiência do martírio.

A FNAC do Chiado (Lisboa) e de Santa Catarina (Porto) recebem a 17 e 25 de janeiro, respetivamente, um encontro entre o jesuíta português Nuno Branco e a artista japonesa Kumi Matsukawa para um trabalho conjunto como urban sketchers, ilustrando nos seus blocos de papel o trailer do filme ‘Silêncio’.

Já a 27 de janeiro, a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa recebe às 18h00 a tertúlia ‘Fé: Silêncios e Limites, com a presença de Carla Rocha (Rádio Renascença), do comentador Henrique Raposo, do escritor Jacinto Lucas Pires e do padre Pedro Rocha Mendes, jesuíta.

A propósito do novo filme de Scorsese, a Fundação do Oriente em parceria com a Companhia de Jesus em Portugal e a NOS Audiovisuais promovem a realização de uma conferência e de visitas guiadas temáticas, centradas no contexto histórico e religioso do relacionamento Portugal-Japão.

A conferência acontece a 11 de janeiro de 2017, com entrada livre mas sujeita a inscrição; as visitas guiadas ao Museu serão nos dias 14, 21 e 28 de janeiro.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral