«Valor angariado deverá aproximar-se dos 200.000 euros», adianta Eugénio Fonseca.

A Cáritas Portuguesa faz um «balanço positivo» da operação de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e o seu o presidente faz uma “estimativa conservadora” de 200 mil euros para o valor angariado desde novembro 2016.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Eugénio Fonseca faz uma “estimativa conservadora” de 200 mil euros para o valor angariado na campanha de solidariedade ‘10 milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz’.

“É com natural satisfação que anunciamos estas expectativas de valor que vão fazer toda a diferença aos muitos projetos que as diferentes Cáritas Diocesanas desenvolvem, para conseguir acudir todos os que se encontram em situação de pobreza”, explica o presidente da organização católica.

Segundo Eugénio Fonseca ainda é cedo para conseguirem “contabilizar um valor concreto”, por isso, a estimativa é feita através do “número de encomendas” de velas pelos diferentes pontos de aquisição.

Das verbas angariadas 65% vai reverter para cada Cáritas Diocesana enquanto os restantes 35% vão apoiar famílias refugiadas integradas em projetos da Cáritas da Grécia.

As velas da campanha ‘10 milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz’ foram vendidas pelo valor simbólico de 1 euro cada, ou num pack de quatro velas por quatro euros com o convite a acender uma vela na Noite de Natal.

No comunicado, Eugénio Fonseca agradece a todos os que se associaram à Cáritas Portuguesa “fazendo a sua adesão pessoal à paz”, num gesto simbólico que é também um “contributo efetivo pela defesa da dignidade humana e para o combate à pobreza”.

“Agradecemos também a todas as Cáritas Diocesanas, paróquias, escolas, congregações religiosas que se envolveram nesta campanha”, acrescentou.

De recordar que a operação solidária de Natal da Cáritas Portuguesa teve como embaixador da 14.ª edição o selecionador Nacional de Futebol, Fernando Santos.

A organização católica explica no seu sítio na internet que em Portugal a Rede Nacional da Cáritas é constituída por vinte Cáritas Diocesanas e por diversos grupos locais que “atuam em proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários”.

G.I./Ecclesia:CB

CategoryIgreja, Pastoral