Encontro com Ordinandos; Ceia de Reis; Eucaristia nas Instituições Prisionais; Concelhia do CDS.

Brevemente, a nossa diocese vai ter 3 novos diáconos, que, depois de um curto tempo de exercício desse ministério, serão ordenados presbíteros, tornando-se os mais novos presbíteros da Diocese de Viseu. Serão ordenados diáconos em Janeiro (2) e Fevereiro (1), e a sua ordenação presbiteral acontecerá em 25 de Junho – dia da Diocese – na Catedral. D. Ilídio encontrou-se com estes candidatos à ordenação, conversando com eles, cada um em seu dia, sobre a preparação destes dois momentos importantes na vida de cada um deles. O diaconado será celebrado na paróquia natal de cada um: em Destriz e em Canas de Senhorim, a 22 a 29 de Janeiro, respectivamente e em Moledo, a 5 de Fevereiro.

Mantendo uma tradição que vem de longe, o casal Augusto Passos e Lisete realizaram, em sua casa, no dia 5 de Janeiro, uma Ceia de Reis. Entre o numeroso grupo de amigos convidados, – como, também já é tradição – estiveram os Bispos de Braga, da Guarda e de Viseu. Durante a Ceia, 2 grupos passaram cantando os Reis: o grupo da paróquia do Viso e o da paróquia de Ranhados. Para estas 2 Comunidades vizinhas e para todas as da Diocese, vão os votos do Bispo, desejando um ano muito feliz.

Como tem sido costume, D. Ilídio foi presidir à Eucaristia da Epifania nas 2 Instituições Prisionais: Balsa e Campo de Madalena. Na Balsa, foi na tarde de Sábado, dia 7 de Janeiro. No Campo de Madalena, foi na manhã de Domingo, dia 8 de Janeiro. Num e noutro dia, esteve o grupo que, na Diocese, tem a responsabilidade da missão pastoral nestas Instituições: Dr. Custódio Matos e Irmã Manóli, com o Assistente Pe. José Mota. Na tarde de Sábado esteve um grupo a animar a celebração, também habitual no acompanhamento destas ações.

Também na tarde de Sábado, 7 de Janeiro, esteve na Casa Episcopal o grupo que lidera o CDS no concelho de Viseu. Esteve acompanhado pelo líder distrital do mesmo partido. O encontro com D. Ilídio teve como objectivo a apresentação de cumprimentos, nesta Quadra festiva de Natal e uma troca de impressões sobre a ação que este partido político pretende levar por diante, no concelho, em coerência com os valores que defende, a nível nacional.

G.I.