Elvis do Céu e Frederica Ceci apelam aos bispos que ouçam os jovens e quem comunicação social «positiva».

O cabo-verdiano Elvis do Céu, de 21 anos de idade, e Frederica Ceci, de 24 anos, assinalaram ontem no Vaticano o desejo da Igreja Católica de ouvir os jovens, com a realização do Sínodo 2018, dedicado a eles.

“Os jovens como nós, experimentam todos os dias na nossa realidade a beleza e a liberdade de ser cristãos, queremos falar ao coração dos nossos colegas em todo o mundo, pedindo-lhes para aceitarem as oportunidades que a Igreja não ele oferece com a próxima Assembleia sinodal”, escreveram os jovens no testemunho publicado hoje pela Santa Sé.

Para Elvis do Céu, que estuda Artes Performativas, e Frederica Ceci na licenciatura de Direito, o Sínodo dos Bispos em 2018 é uma oportunidade de “construir uma Igreja “jovem e fresco aberto à discussão e encontro”.

Com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, a assembleia sinodal vai permitir “perder tempo” com os jovens “não só para falar” mas também para ouvir o que eles têm a dizer.

“Estamos convencidos de que os bispos vão ouvir os jovens da sua diocese, até mesmo aqueles que vivem mais longe do mundo eclesial, mas estão ansiosos de atenção e sentido de respostas”, afirmam.

No seu testemunho existe também o apelo aos meios de comunicação social para que dediquem mais espaço aos jovens, “destacando os muitos aspetos positivos e não apenas os elementos de fraqueza e turbulência”.

Neste contexto, destacam a necessidade de ajudá-los “com as ferramentas disponíveis” não só a tornarem-se “protagonistas de um futuro” mas que tenham uma mentalidade que incentiva a “edificar a civilização do amor”.

Os dois jovens agradecem ao Papa a carta que foi publicada hoje no contexto da apresentação do documento preparatório para o Sínodo de 2018 e elogiam o facto de Francisco, “constantemente”, os fazer “sentir corpo vivo da Igreja”.

“Acredita em nós e confia nos nossos contributos para a construção, por um lado, de uma comunidade cristã cada vez mais acolhedora e, por outro, de uma comunidade humana capaz de promover o bem comum colocando a pessoa no centro”, acrescentam no testemunho publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

CB/OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral