17.º encontro de agentes sociopastorais decorreu em Leiria.

O 17.º encontro de agentes sociopastorais das migrações, da Igreja Católica em Portugal, chegou hoje ao fim com apelos em favor de um compromisso concreto da sociedade em favor dos refugiados.

“É urgente que os portugueses deixem de lado uma ‘indignação de sofá’, estimulada pelos picos de informação e a exploração de casos dramáticos, para agirem numa indignação plena que leve ao verdadeiro compromisso”, assinalam as conclusões do encontro, que decorreu em Leiria desde sexta-feira.

O documento, enviado à Agência ECCLESIA, pede uma “resposta pronta” ao atual desafio de acolhimento às famílias que estão para chegar a Portugal através da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

“É necessário criar condições de um apoio humanitário imediato, defendendo a abertura de vias de acesso para que as pessoas se desloquem de forma segura e legal, para os países de acolhimento”, assinalam os responsáveis católicos da área das migrações.

A PAR e as organizações a ela associadas vão promover um “reforço de sensibilização e consciencialização” sobre o que é ser-se uma instituição de acolhimento, para que cada paróquia possa receber, pelo menos, uma família de refugiados, acolhendo o convite do Papa Francisco.

O 17º encontro dos agentes sociopastorais das migrações contou com cerca de 70 participantes, em volta do tema ‘Refugiados: euros ou pessoas?’.

A iniciativa anual é promovida pela Obra Católica Portuguesa de Migrações, a Cáritas Portuguesa, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a Agência ECCLESIA.

O documento conclusivo acusa os responsáveis europeus de “ignorar os valores que impulsionaram a sua união”, falhando no acolhimento e na integração de pessoas e famílias refugiadas.

“A Europa não está a ser capaz de assumir as suas responsabilidades, tendo vindo a mostrar-se, escandalosamente, ‘tímida’ na resolução da crise da mobilidade humana que o mundo atravessa”, referem as conclusões.

Os participantes no encontro rejeitam argumentos económicos para justificar a falta de acolhimento a mais refugiados, pedindo que os líderes políticos evitem a promoção de “medos infundados” que estão na origem de “comportamentos xenófobos”.

“A defesa dos direitos humanos é uma garantia de segurança aos olhos de quem procura a Europa como local de destino e a não arbitrariedade nos critérios para o acolhimento é uma exigência ética, acrescenta o documento.

Os participantes concluem com um elogio ao ambiente que se vive em Portugal no campo das relações inter-religiosas, um “contributo fundamental para a integração das famílias refugiadas”.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral