Jornadas do Clero; 140 anos da PSP em Viseu; Arciprestado de Besteiros; Proposta de Seguros; Encontro da CELF e Pastoral Familiar; Ordenação Diaconal.

Nos dias 16 e 17 de Janeiro, no Seminário Maior da Diocese, teve lugar a Formação Permanente do Clero, neste ano orientada para o Centenário das Aparições de Maria, em Fátima. Foi Orientadora a Irmã Ângela Coelho, Religiosa da Aliança de Santa Maria e Postuladora dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto. Foi com muito agrado que os Sacerdotes a ouviram, nos 2 dias, ajudando a encontrar a atualidade da Mensagem de Fátima para a Igreja, nos nossos tempos.

Na manhã do dia 18 de Janeiro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Catedral, celebrando os 140 anos da PSP em Viseu. Presentes os militares que fazem parte desta Corporação, sedeada em Viseu e em Lamego, tendo concelebrado o seu Capelão – Pe. Agostinho Ramalho, da diocese de Lamego. Concelebraram, ainda, o Vigário-Geral de Viseu – Pe. Armando Esteves – o Pároco de Santa Maria – Cón. Manuel Matos – e o Pe. Pedro Leitão. Depois da Eucaristia, seguiu-se uma Sessão solene, com condecorações de vários elementos da PSP e o almoço, servido na sede da PSP de Viseu.

Na manhã de Quinta-feira, 19 de Janeiro, teve lugar a reunião mensal do Arciprestado de Besteiros, desta vez nas instalações paroquiais de Cabanas de Viriato. D. Ilídio esteve presente e presidiu à Oração da manhã. O Arcipreste – Pe. Carlos Casal – orientou a reunião, de acordo com a agenda, previamente feita e enviada a todos.

Vindo de Braga e acompanhado pelos Representantes em Viseu, esteve na Casa Episcopal um Técnico de Seguros de uma Seguradora, informando das condições com que pode responder às necessidades da Diocese. O Bispo ficou em conversar com a Equipa responsável e, mais tarde, refletir-se a possibilidade de fazer algum contrato.

Na tarde de Sexta-feira, 20 de Janeiro, reuniram, em Fátima, Casa da Senhora das Dores, os membros da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF). À noite, a CELF reuniu com o Secretariado Nacional da Pastoral Familiar que iria trabalhar, no dia seguinte, com os Secretariados Diocesanos e os Movimentos que se integram neste setor pastoral. D. Ilídio Leandro esteve presente durante toda a manhã, nos trabalhos com os Secretariados. O de Viseu esteve representado pelo seu Presidente – Diácono Hélio Domingues.

Na tarde deste Domingo, 22 de Janeiro, D. Ilídio deslocou-se à paróquia de Destriz, no arciprestado de Lafões, para presidir à Ordenação Diaconal do Paulo Domingues, como já noticiámos, nesta página. O Jornal da Beira, na edição da próxima Quinta-feira, dedicará ao tema mais ampla reportagem.

G.I.