Comemorações contam com a participação do cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.

A paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, acolheu este sábado e domingo o início das comemorações dos 300 anos da Congregação Vicentina em Portugal, com a participação do cardeal-patriarca D. Manuel Clemente.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, que pôde ser acompanhada este domingo de manhã, a partir das 6h00 na Antena 1, o pároco de São Tomás de Aquino destacou o caráter eminentemente missionário e orientado para os mais carenciados que os vicentinos sempre tiveram, e que está expresso na história da sua comunidade.

“Esta paróquia nasceu há cerca de 40 anos, num contexto completamente diferente, uma zona de barracas, de muita pobreza, e os vicentinos começaram a criar um espaço de oração, de reunião, de encontro e ao mesmo tempo de assistência a esta comunidade”, salientou o padre Nélio Pitta.

O apoio às populações envolveu desde a distribuição de “alimentos” à aposta na “alfabetização” das pessoas, a começar pelos mais novos, na sua “preparação para a escola”.

Hoje em dia, depois de criadas as estruturas necessárias, a missão da comunidade vicentina local estende-se a outras dinâmicas, como a “assistência aos mais idosos,”, através do “centro social”, que diariamente distribui mais de uma centena de refeições.

Neste meio, o padre Nélio Pitta, sacerdote vicentino que chegou à paróquia de São Tomás de Aquino há 9 anos, diz que se sente como “um parteiro que ajuda a nascer, que ajuda a dar à luz, que faz acontecer nas mais variadas áreas a obra de Deus através dos irmãos”.

Algo que está patente no carisma deixado pelo fundador dos vicentinos, São Vicente de Paulo que privilegiava muito a “proximidade” com as pessoas e cinco máximas fundamentais: “humildade, simplicidade, mansidão, mortificação e zelo”.

“A proposta de Jesus é para todos, não podemos ter uma espécie de grelha que exclua aqueles mais ricos ou mais pobres. Mas quando posso, procuro estabelecer prioridades e neste momento são a formação e o exercício da caridade, velar pelo bem do outro, que vai muito além da paróquia”, frisou o padre Nélio Pitta.

A celebração dos 300 anos da presença vicentina em Portugal, na Paróquia de São Tomás de Aquino em Lisboa, coincidiu com a comemoração da festa do padroeiro local, um importante santo, teólogo e padre dominicano do século XIII.

O programa começou com um concerto na igreja paroquial de São Tomás de Aquino, este sábado pelas 16h30, e a partir das 18h30 decorreu uma eucaristia presidida pelo Superior Geral da Congregação da Missão, o padre Tomáz Mavric.

NO domingo, pelas 11h00, a missa foi presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com as comemorações na paróquia a terminarem por volta das 15h00, com um encontro de toda a Família Vicentina.

No Programa Ecclesia deste domingo, a partir das 6h00 na Antena 1, foram entrevistados o superior provincial dos Padres Vicentinos em Portugal, o sacerdote José Augusto Alves; e António Moutinho Rodrigues, da Conferência Vicentina do Campo Grande, em Lisboa.

G.I./Ecclesia:LS/JCP

CategoryIgreja, Pastoral