No 21º Dia Mundial dos Consagrados, com o tema “fidelidade à vocação”, os Consagrados que vivem e trabalham na Diocese, entraram na Catedral em procissão de velas, a partir do Claustro, simbolizando “a garantia da presença permanente de “Jesus, Luz da Palavra; Luz do Pão da Vida” na vida de cada um e cada uma.

Lembrando que “todos nós – leigos, sacerdotes, religiosos e consagrados em geral – somos consagrados pelo Baptismo”, D. Ilídio dirigiu-se especialmente aos Consagrados, que se juntaram, na Catedral, ao final da tarde de ontem para celebrarem o 21º Dia Mundial dos Consagrados.

“Assumindo nova consagração na Igreja, não diminuímos nem alterámos a intensidade da filiação divina (na vocação à santidade), mas assumimos uma maneira nova de a viver e testemunhar, num carisma próprio – fonte de graça e missão”, afirmou D. Ilídio, realçando a importância dos carismas específicos das Ordens ou Institutos presentes.

O nosso Bispo acentuou a ideia de que “imitamos Jesus na vivência dos conselhos evangélicos; vivemos com Cristo na entrega total ao Pai pelos homens; fazemos da Sua vontade o nosso alimento; aprendemos a amar, como Jesus, os valores do Reino de Deus. Aceitamos viver a missão de revelar o Deus que a todos convida à prática das Bem-aventuranças”, “na opção e estilo de vida, (…) para revelardes a vocação à felicidade, plena e total, que brota da transformação pessoal, social e comunitária, a que as Bem-aventuranças desafiam”.

“Neste ano em que a diocese convida a ser discípulos responsáveis – importa viver com o Evangelho no coração, ao jeito de Maria, modelo de consagrada” foi o desafio deixado por D. Ilídio, acrescentando: “ide às vossas fontes e buscai a riqueza da Palavra na sua dinâmica e inspiração; escutai, com simplicidade e obediência vocacional, os sinais dos tempos e as circunstâncias atuais; pedi a docilidade, a criatividade, a fé e o amor dos Fundadores; deixai-vos conduzir pelos apelos da missão atual…”

“Refundar a vida consagrada é «reavivar o zelo missionário, reativar a graça que vos habita e reacender o fogo do E. Santo», afirmou D. Ilídio, convidando cada um e cada uma a serem “Discípulos Responsáveis”, olhando também o desafio do “testemunho de alegria a brotar da nossa vida,” perante os jovens, para que se sintam atraídos à experiência “da fé e do discernimento vocacional”, tema do próximo Sínodo dos Bispos.

D. Ilídio terminou a sua homilia pedindo “oração pelas vocações de consagração” e regozijando-se, agradecido, por “participardes, tão bem, na vida e missão da Diocese e na comunhão entre vós (…) nesta Igreja de Viseu”.

G.I.