Este sábado, reuniram, em Viseu, no Auditório do Seminário Maior, dirigentes e professores das escolas católicas da diocese de Viseu e de outras dioceses, para uma reflexão sobre a importante missão da Escola Católica. O Encontro foi dinamizado pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro.

Apoiado em alguns documentos pontifícios sobre a missão que cabe às escolas católicas na formação da juventude, e em conclusões de Congressos dedicados a esta temática, nomeadamente os desafios que os tempos de hoje colocam, apontou o carisma das escolas salesianas como forma de presença católica na educação de muitos países, revelando-se de grande sucesso pedagógico e social, com uma permanente preocupação de adequação aos tempos, que vão sofrendo mudanças.

O tema abrangeu não apenas a escolaridade obrigatória, mas também o ensino não obrigatório, mesmo o de nível universitário, realçando que a marca de identidade da escola católica é “o amor e a coerência”, respondendo ao que se considera uma necessidade – uma “educação de emergência”, no dizer do Papa Francisco, que também considera a educação como “um acto de amor”, pois “é dar vida”, o que exige do educador católico abertura à transcendência, testemunhando, junto dos alunos, os valores evangélicos e coerência de vida com eles.

Apresentando o testemunho Papa Francisco que confessa “que amou a Escola como aluno, como estudante e como professor”, amando-a também “como bispo e como papa”, mostrou a abrangência da responsabilidade que todos, na Igreja, devem assumir em relação à educação e à escola.

Ainda segundo o Papa Francisco, “o modelo educativo da Escola deve ser o modelo familiar, porque gerador natural de vida”, lugar de “realização humana plena”, vincando a missão dos pais em relação à Escola, a par dos professores, dirigentes e funcionários, todos desafiados a não estarem “fora do mundo, mas a viverem como a levedura na massa”, combatendo a “cultura do descarte”, demonstrando pela qualidade do seu trabalho e dos valores que cultivam, que a escola católica não é insignificante e também não é elitista.

Referindo o papel do educador e a importância do seu testemunho, realçou que ele “faz pouco pelo que diz, muito pelo que faz, sobretudo pelo que é”. “Testemunho não se compra, nem se vende: oferece-se”, concluiu, porque “a influência de um educador, sobretudo para os jovens, depende mais daquilo que ele é como pessoa e do modo como vive, do que do quanto ele diz”.

Concluiu recordando que “ser educador é um jeito específico de servir e de amar” e a Escola católica, para além de formar “bons alunos”, também tem como missão “formar para lá do tempo da escola, adultos íntegros e boas pessoas”, buscando permanentemente a síntese fé-cultura-vida usando a arte de integrar os saberes do mundo com a sabedoria divina, com vista à realização da pessoa, ao crescimento do próximo e à transformação da sociedade.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral