“A Pastoral dos Jovens – estudantes, trabalhadores ou desempregados – é um dos setores que merece, da Igreja, uma muito especial atenção”, afirma D. Ilídio, acrescentado que “foi com muita alegria que recebemos a notícia de que o próximo Sínodo dos Bispos – em Outubro de 2018 – irá ter, por tema, precisamente este setor pastoral”.

Existindo um Departamento Nacional dedicado à pastoral da juventude, D. Ilídio lembra que “a nível diocesano, há uma equipa responsável que, entre outras tarefas, tem a pastoral da juventude como muito importante e por ela vai empreendendo encontros, propostas de formação e atividades de reflexão e partilha.”

E quer que “a nível paroquial ou de Unidade Pastoral, base de todo este trabalho, pois os jovens vivem e desenvolvem a sua formação no dia-a-dia, onde vivem”, haja uma atenção permanente traduzida na organização de Grupos de Jovens, que intervenham na sua formação, através de iniciativas locais.

A Pastoral do Ensino Superior ocupa-se, não somente dos jovens estudantes mas de todo o espaço e ambiente que constituem as escolas: estudantes, professores, funcionários, etc.” dinamizada por três sacerdotes distribuídos pelos três Campus do Ensino Superior, em Viseu (Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa; Pe. Geraldo de Fátima Morujão; Pe. Paulo Alves).

D. Ilídio nomeou como Responsável pela coordenação da Pastoral do Ensino Superior de Viseu a Irmã Manóli Francisca Delgado, das Carmelitas Missionárias Teresianas, a viver no Centro Sócio Pastoral Diocesano.

A Igreja do Carmo, no Largo de Santa Cristina, funcionará “como centro e base para as atividades da pastoral desta área, sendo Assistente desta área do mundo da cultura o Pe. António Jorge, Reitor dos Seminários da Diocese e Vigário Episcopal.

“Com as bases de reflexão, de organização e de trabalho, bem-vindo o Sínodo – Juventude, Fé e Discernimento vocacional – em Outubro de 2018”, conclui D. Ilídio, considerando que “é óptima oportunidade para a Igreja dizer e provar que ama os jovens e que tem belas, atuais e desafiantes propostas para eles, a exemplo de Jesus.”

D.Ilídio desafia a um empenho sério e profundo destas estruturas de pastoral da juventude “com o que de melhor tem, para que os jovens se sintam e vivam como filhos amados de Deus, na Igreja.

Nomeação

Diretora da Pastoral do Ensino Superior de Viseu (PESV) – Irmã Manóli Francisca Delgado Pérez.

Assistente da Pastoral do Ensino Superior de Viseu (PESV) – Pe. António Jorge dos Santos Almeida.

G.I.