A Sé de Viseu recebe no Dia de S. Teotónio, Padroeiro da Diocese e da cidade, a Eucaristia evocativa, às 11h de sábado, dia 18 de Fevereiro. A cerimónia religiosa vai ser presidida por D. Ilídio Leandro, estando convidado todo o clero da Diocese.

É a solenidade do Padroeiro da Diocese e da cidade. Ainda que não esteja bem reconhecido. S. Teotónio é o primeiro Santo canonizado no território português e nós procuramos valorizar o mais possível [a sua obra]. Neste dia são convidados todos os sacerdotes para participarem na Eucaristia, seguindo-se a confraternização com um almoço no seminário”, acrescenta D. Ilídio Leandro.

O Bispo de Viseu explica que tem sido “intenção da Diocese dinamizar este dia” sobretudo após a celebração dos 800 anos do seu nascimento, procurando tornar o santo mais conhecido e “dando um maior realce ao seu papel na Diocese”.

“É um trabalho que deve continuar. S. Teotónio foi pároco da Catedral num tempo em que não havia Bispo na Diocese, o Bispo era o de Coimbra (seu tio) e, não só por ser o substituto do Bispo mas pela sua dedicação aos pobres e aos desprotegidos foi um homem que marcou verdadeiramente a Diocese de Viseu”, lembra D. Ilídio Leandro.

Concerto do Coro de S. Teotónio no Seminário

A Igreja do Seminário de Viseu vai abrir as portas na noite do Dia de S. Teotónio, 18 de fevereiro, para o tradicional concerto do Coro de S. Teotónio, que assinala este ano cinco anos de existência. O concerto, marcado para as 21h, é de entrada gratuita.

Sessão evocativa no Hospital S. Teotónio

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu (CHTV) antecipa a sessão solene evocativa do dia do Hospital S. Teotónio e do seu Padroeiro, para sexta-feira, 17 de fevereiro. O conselho de administração do CHTV leva a efeito a habitual cerimónia comemorativa, às 11h, presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado. O Auditório do Hospital de São Teotónio vai ser palco da cerimónia, onde, mais uma vez, vão ser homenageados médicos, enfermeiros e outros profissionais num gesto de reconhecimento do trabalho desenvolvido no CHTV.

G.I./Jornal da Beira