A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) vai emitir este ano uma moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima, anunciou hoje a instituição, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“No âmbito da celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, a INCM associa-se a este acontecimento de enorme relevância sociocultural, com repercussão em todo o mundo católico, cunhando uma moeda de coleção comemorativa”, assinala a nota de imprensa.
A moeda, com valor facial de 2,50 euros, é da autoria da escultora Clara Menéres, que “fez representar a uma imagem da Virgem inspirada na criação do santeiro José Thandim, com o rosário, a azinheira e a coroa”.
A escultora e investigadora em Arte é professora emérita da Universidade de Évora e diplomou-se em Escultura pelas Belas Artes do Porto, com doutoramento em Etnologia pela Universidade de Paris VII.
Em 2017, as moedas de coleção são dedicadas a Álvaro Siza Vieira (série Arquitetura Portuguesa), ao campeão olímpico Carlos Lopes (série Ídolos do Desporto), à rainha D. Maria Bárbara de Bragança (série Rainhas da Europa), ao Centenário das Aparições de Fátima, aos Caretos de Trás-os-Montes (série Etnografia Portuguesa), às maravilhas naturais da ilha da Madeira (série Ibero-Americana), à Idade do Ferro e do Vidro (série Europa – Idades da Europa) e ao tema O Futuro (série Desenhar a Moeda), enquanto as moedas correntes assinalam os 150 Anos da Segurança Pública e os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão.
Em novembro de 2016, o Santuário de Fátima inaugurou uma escultura da autoria de Clara Menéres para assinalar o encerramento das celebrações do Centenário das Aparições do Anjo da Paz.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja