Festa dos dois beatos com momentos musicais e de oração.

O Santuário de Fátima vai assinalar entre hoje e amanhã a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, com um “programa especial para as crianças”.

De acordo com um comunicado do Santuário de Fátima, são esperadas para a ocasião “mais de 600 crianças”, que terão oportunidade de viver “uma experiência única de encontro e descoberta da vida” dos dois pastorinhos que, juntamento com Lúcia de Jesus, testemunharam as Aparições de Nossa Senhora em 1917 na Cova da Iria.

Para a organização, trata-se também de um momento especial para propor aos mais novos Francisco e Jacinta enquanto “modelo e referência de vida”.

As atividades começam hoje às 15h30, com um “concerto evocativo dos três pastorinhos de Fátima, assegurado pela Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, e com a estreia de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário de Fátima”.

Trata-se da peça ‘Em teu Ventre’, composta para oito vozes à capela e que tem por base o livro homónimo de José Luís Peixoto.

O programa de segunda-feira começa com terço às 10h00 na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia.

Nesse mesmo dia, a partir das 14h00, vai ter lugar a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde meia hora mais tarde a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia de Jesus, irá fazer uma catequese para as crianças.

Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), foram beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, numa celebração que levou milhares de pessoas ao Santuário de Fátima.

Os dois irmãos, que segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica presenciaram com a prima Lúcia as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja, Pastoral