Arciprestado Urbano; Conferência do Pe. Anselmo Borges; Arciprestado da Beira Alta; Centro Sócio Pastoral Diocesano em Festa; Solenidade de S. Teotónio; S. Teotónio no Hospital Central de Viseu; Concerto do Padroeiro; Mensagem de Fátima.

Os Sacerdotes do Arciprestado Urbano reuniram no dia 15 de Fevereiro, para o seu habitual encontro mensal. D. Ilídio participou na reunião e presidiu à Oração inicial. O Arcipreste, Pe. José Henrique, conduziu os trabalhos, cumprindo a agenda previamente enviada a todos.

Convidado pelas Irmãs da Residência do Coração de Maria, o Pe. Anselmo Borges, dos Padres da Sociedade Missionária da Boa Nova, fez, na noite de 15 de Fevereiro, uma Conferência desenvolvendo o tema: “Deus, Religiões, (In)felicidade”. O salão encheu-se, como é habitual, e entre os ouvintes, estava também D. Ilídio Leandro, o Bispo da diocese.

Na manhã de 16 de Fevereiro, teve lugar a reunião arciprestal da Beira Alta, nas instalações do Centro Paroquial de Mangualde. O Arcipreste, Pe. Nuno Azevedo, orientou os trabalhos e D. Ilídio também esteve presente, presidindo à oração, primeiro tempo da reunião.

Assinalando os 20 anos da 1ª fase do Centro Sócio Pastoral Diocesano, inauguraram-se obras de restauro e de ampliação de espaços que possibilitam novas valências de serviço nesta Instituição social e pastoral. Na manhã do dia 17 de Fevereiro, foram inauguradas as obras, que decorreram durante alguns meses, aumentando as possibilidades de acolhimento e trazendo melhorias diversas aos serviços desta importante Casa Diocesana. D. Ilídio presidiu à Eucaristia que iniciou as celebrações, acompanhou a visita guiada pelo Diretor – Pe. Miguel de Abreu – e esteve, também, no almoço de festa. Também esteve presente, em todos estes momentos, D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda, natural da diocese de Viseu e Diretor do Centro Sócio – Pastoral Diocesano durante alguns anos.

No dia 18 de Fevereiro, a Diocese de Viseu celebrou o seu Padroeiro – S. Teotónio. Às 11,00 horas, houve a Eucaristia da Solenidade, na Catedral, presidida por D. Ilídio Leandro e concelebrada por algumas dezenas de sacerdotes. Celebraram-se, neste ano, os 855 anos da morte deste Santo, o 1º Santo português e que foi Prior da Catedral de Viseu. Os sacerdotes continuaram a Festa, num almoço de confraternização com os seminaristas e com os jovens do pré-seminário, no Seminário Maior, no Largo de Santa Cristina.

Na hora habitual da Eucaristia, na Capela do Hospital Central de Viseu, D.  Ilídio presidiu à celebração da Solenidade do Padroeiro – S. Teotónio – tendo concelebrado um dos capelães, o Pe. João Pedro. A Capela estava repleta. Por ser Sábado, a sessão solene do Hospital – com o programa habitual deste dia – tinha sido antecipada para a véspera.

Como vem sendo habitual, desde há 5 anos, aquando do início do Coro Diocesano de S. Teotónio, houve um Concerto no sábado à noite, desta vez na Igreja do Seminário Maior. Foi apresentado pelo Presidente da Direção – Cón. Jorge Alberto da Silva Seixas – que apresentou, também, a Banda Filarmónica Verdi Cambrense, de Cambra, que atuou na primeira parte deste Concerto. A Igreja do Seminário esteve repleta e os 2 grupos atuaram num nível de qualidade muito alto.

A tarde de Domingo, 19 de Fevereiro, véspera do dia dos Pastorinhos Jacinta e Francisco, foi vivida pelo Movimento Diocesano da Mensagem de Fátima com um programa de formação – “Perfil espiritual dos Pastorinhos de Fátima” – desenvolvido pela Irmã Amália, vinda de Fátima. Estavam largas dezenas de membros deste Movimento e as atividades decorreram no salão de festas do Centro Pastoral Diocesano. Estava presente a Direção Diocesana do Movimento, com o seu Assistente Espiritual – Cón. Carlos Casal. D. Ilídio também esteve presente e, no final, presidiu ao Terço, rezado por todos os presentes, tendo, antes da bênção final, dirigido algumas palavras a todos.

G.I.