Província Eclesiástica de Braga; Arciprestado do Dão; Arciprestado de Besteiros; Vigário-Geral; Exéquias por Mãe de Sacerdote; Caminhos de Nossa Senhora; Conselho Pastoral Diocesano

Na terça-feira, 21 de Fevereiro, D. Ilídio participou na reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga, no Paço Episcopal da Diocese do Porto. Com o acolhimento amigo e fraterno de D. António Francisco dos Santos e dos Bispos Auxiliares e depois da Oração da Hora Intermédia, decorreu o encontro presidido pelo Senhor Arcebispo – D. Jorge Ortiga. Depois de uma manhã, tratando vários pontos importantes, decorreu o almoço, seguido de uma visita guiada por D. António Francisco a vários pontos do grande palácio que é este Paço Episcopal.

Na manhã do dia 22 de Fevereiro, realizou-se a reunião dos Padres do Arciprestado do Dão, na Casa Paroquial de Sátão. D. Ilídio presidiu à Hora Intermédia e fez uma pequena reflexão, a propósito da Leitura. Apresentou depois alguns pontos de interesse pastoral para a Diocese. O Arcipreste – Pe. José Cardoso – orientou os temas agendados para a reunião, que terminou com o almoço, num restaurante local.

Na manhã de 23 de Fevereiro, realizou-se a reunião dos Padres e Diáconos Permanentes do Arciprestado de Besteiros. Teve lugar, desta vez, em Besteiros, iniciando-se com a oração de Laudes, na Igreja Matriz, presidida por D. Ilídio que nela integrou uma breve reflexão pastoral. Depois de um pequeno intervalo para tomar café, seguiu-se a reunião de trabalho orientada pelo Arcipreste, Pe. Carlos Casal. O encontro terminou num restaurante das proximidades, onde se almoçou.

Como acontece, normalmente, uma vez em cada semana, o Bispo encontrou-se com o Vigário-Geral – Pe. Armando Esteves Domingues – na manhã de Sexta-feira, 24 de Fevereiro, trocando impressões sobre diversos temas de interesse para a vida da Diocese, com vista a algumas posições a tomar, no futuro próximo.

No início da tarde dessa mesma Sexta-feira, D. Ilídio presidiu à Eucaristia de Exéquias pela Mãe de um Sacerdote Dominicano – Frei António José – natural de S. Salvador. A celebração teve lugar na Igreja da Misericórdia, em Viseu e foi concelebrada pelo filho da defunta, pelo Provincial dos Dominicanos em Portugal, por um outro Frei dominicano e por 3 sacerdotes diocesanos: Vigário-Geral, Reitor do Seminário e Pároco de Santa Maria.

Neste ano centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, muitas propostas de renovação e aprofundamento da devoção a Nossa Senhora têm surgido, em Portugal. Também na nossa Diocese algumas reflexões têm sido feitas, no sentido de ajudar a viver melhor a Fé cristã, na qual Maria tem um lugar muito especial. Também na tarde de Sexta-feira, 24 de Fevereiro, o Diácono António Beato, juntamente com um Eng. da sua freguesia de Moledo, concelho de Castro Daire, apresentaram uma proposta de “Caminhos de Nossa Senhora”, cruzando alguns Santuários Marianos na nossa Diocese. O Bispo pediu para que estudassem melhor a proposta, de modo a poder ser aceite, apresentada e desenvolvida.

D. Ilídio presidiu, na manhã de 25 de Fevereiro, à reunião do Conselho Pastoral Diocesano, no Centro Sócio Pastoral. Depois da oração inicial, com uma pequena reflexão pastoral orientada pelo Bispo, seguiu-se o desenvolvimento da agenda, previamente enviada a todos os membros. Iniciou-se com um trabalho de grupos que terminou com o plenário, moderado pelo Vigário Episcopal da Pastoral – Pe. Virgílio. O Vigário-Geral fez uma reflexão sobre a concretização das Unidades Pastorais, durante a qual alguns membros do Conselho apresentaram testemunhos de percurso já feito.

G.I.