Com celebrações exequiais no Centro Sócio-Pastoral Diocesano, onde residia, e na Catedral, de cujo Cabido era membro, foi a sepultar em Ferreira de Aves, sua terra natal, aí tendo sido celebrada também Eucaristia de corpo presente.

Nascido no lugar de Vila Boa, freguesia de Ferreira de Aves, concelho de Sátão, foi ordenado sacerdote, em 1953, por D. José da Cruz Moreira Pinto na capela do atual Paço Episcopal a 5 de julho, sendo a primeira ordenação realizada nesta capela.

De 1953 a 1967 foi professor de várias disciplinas, Prefeito e Director Espiritual no Seminário de S. José, em Fornos de Algodres.

Foi Arcipreste do Arciprestado de Fornos de Algodres, durante seis anos, Assistente regional da Ação Católica, Capelão da igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres e Ecónomo do Seminário de S. José.

Licenciando-se em Teologia, em Roma, regressando à Diocese em 1969, sendo, a partir de então, Secretário Particular de D. José Pedro da Silva, Bispo de Viseu, acompanhando-o ainda depois deste se tornar Bispo Emérito, até 23 de maio de 2000.

Foi várias dezenas de anos professor do Seminário Maior de Viseu, lecionando “História da Igreja”, “Teologia Espiritual” e “Missiologia”.

A sua vasta acção pastoral ocupou-o também como Vigário Episcopal para o Apostolado dos Leigos, Assistente da Equipa Diocesana da Ação Católica Rural, do Movimento da Mensagem de Fátima, do Instituto Secular Caritas Christi, da União Eucarística Reparadora, e das Oficinas de Oração e ainda como Assistente do Movimento Esperança e Vida.

Também foi um dos responsáveis diocesanos na preparação do Ano Internacional da Juventude, assim como da Assembleia Diocesana de Leigos, realizada em Viseu em junho de 1987.

Membro do Cabido da Sé de Viseu, foi nomeado em 30 de novembro de 1988 Prelado de Honra, tendo também sido membro do Conselho Presbiteral Diocesano e do Colégio de Consultores.

Foi Capelão do Lar Viscondessa de S. Caetano e da Residência Rainha Dona Leonor, unidades da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, servindo também o Instituto Jesus Maria José durante 50 anos.

Desde 2005, residia no Centro Sócio-Pastoral da Diocese de Viseu, onde foi celebrada, hoje Eucaristia de corpo presente, antes de ser trasladado para a Sé, para aí ser sufragado pelo Cabido, com idêntica celebração. O féretro seguiu, depois, para Ferreira de Aves, em cujo cemitério local, depois de celebração exequial na Igreja, foi sepultado.

Monsenhor Agostinho era irmão dos Padres Armando Plácido Gonçalves e António Gonçalves, já falecidos, em 1992 e 2016, respectivamente.

G.I.