A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo vai iniciar a construção da primeira unidade de apoio à demência do centro/norte do país no próximo mês de abril, prevendo que esteja pronta a funcionar em 2018.

A nova valência, que inclui um centro de terapia, vai ser criada no antigo Hospital da Misericórdia, com capacidade para 19 utentes diagnosticados com a patologia da demência, tornando-se a primeira unidade de apoio numa área sem qualquer resposta social na região.

O investimento de um milhão de euros vai ser comparticipado em 300 mil euros ao abrigo de uma candidatura submetida ao Fundo Rainha Dona Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e de um protocolo celebrado com a Câmara de Penalva do Castelo no valor de 225 mil euros. Os custos restantes ficam por conta da instituição.

A estrutura residencial surge de uma necessidade sentida pela comunidade e pela Santa Casa logo em 2013 quando a nova direção assumiu funções. “Fomos dando conta que era uma realidade nas nossas próprias valências, que a demência era algo muito evidente, e começámos a acompanhar sobretudo o que existia localmente mas também um pouco do que eram os estudos nacionais e internacionais apercebendo-nos imediatamente que podia ser uma resposta válida”, revela o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo, Michael Batista, defendendo que “o setor social deve pensar e agir mediante perspetivas futuras não estando a replicar estruturas já existentes. Neste sentido, acrescenta, a direção da Santa Casa pensou em “algo que fosse inovador para o concelho e para a região”.

A Santa Casa da Misericórdia juntou os dois problemas identificados – o património devoluto e o aumento da demência sentido nas suas próprias valências – e entendeu que ao recuperar o velho edifício do Hospital para ali pôr a funcionar uma unidade de apoio à demência e um centro de terapia estaria a cumprir o objetivo. Em primeiro lugar a valência vai dar resposta local, mas Micheal Batista sente que “vai dar uma resposta que faz falta à região centro/norte” do país.

“A comunidade mostra-se preocupada com este problema da demência. Há muita gente neste momento que já tem indícios da patologia, os familiares começam a aperceber-se e os filhos estão mesmo preocupados. Sinto que há um estímulo bastante grande da parte das famílias preparadas para ajudarem a construir este projeto”, avança o provedor.

A nova unidade vai garantir a qualidade de acompanhamento individualizado. O interior do edifício ficará preparado com pormenores resultantes de conclusões de estudos já efetuados na área da demência, mas Michael Batista não avança com mais pormenores ao explicar que está a ser criada uma comissão composta por técnicas das áreas da saúde e social “no sentido de criarem as estratégias mais adequadas para a abertura do espaço”.

Atividades de angariação de receitas

Os cerca de 500 mil euros que a Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo necessita para pagar a obra vão ser conseguidos com apoios dos benfeitores, mas igualmente com a realização de diversas atividades de angariação de receitas. O provedor assume que a grande expetativa vai para a receita das Festas em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia, a 11 e 12 de agosto, mas já a 1 de abril vai decorrer um jantar solidário, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários da vila. Ao longo do ano vão ainda realizar outros eventos e participar em feiras e iniciativas locais para angariar fundos a favor da construção da unidade de apoio à demência.

G.I./J.B.:EA