Os diáconos permanentes da nossa diocese estiveram hoje em retiro, no Seminário.

Orientados pelo Cón. António Jorge, Vigário para o Clero, os participantes neste retiro fizeram “leitura orante” da Bíblia, a partir das Leituras deste Domingo I da Quaresma, depois de uma introdução, recordando a “espiritualidade do diácono”.

Cada uma das reflexões, aproveitando um guião, teve momentos de partilha, sempre com o objectivo de proporcionar a cada um uma vivência mais intensa e rica da Quaresma, na perspectiva da “Páscoa mais longa”, preparação, acontecimento e acção, sempre em comunidade de crentes tocados por Jesus ressuscitado, ao longo da Quaresma, Tempo Pascal e Pentecostes.

O almoço foi servido no Seminário e D. Ilídio Leandro teve a gentileza de estar com os diáconos, desejando que este momento seja para todos uma oportunidade de mergulhar no mistério pascal, daí retirando saborosos frutos de intimidade com Jesus.

Momento de intimidade com Jesus foi o tempo de adoração, diante do Santíssimo, em oração individual, tempo em que se proporcionou também a possibilidade de celebrar a Reconciliação.

À volta das “tentações de Jesus”, os diáconos tiveram oportunidade de reflectir aprofundadamente sobre a realidade das tentações na vida de cada um e sobre o modo de as conhecer melhor, para uma melhor resposta. Um texto sobre um “laboratório de tentações” proporcionou uma reflexão que, somada às que haviam sido feitas a partir dos textos bíblicos, deixou uma visão mais ampla sobre os mecanismos psicológicos da tentação na vida pessoal do ser humano.

G.I.