Programa «+Próximo» promove formação nas dioceses, para chegar a quem mais precisa.

A Cáritas Portuguesa apostou na organização do “pilar social da Igreja” com o programa ‘+ Próximo’, para a formação dos agentes pastorais e grupos socio-caritativos de âmbito paroquial.

“O programa ‘+ Próximo’ pretende responder a uma necessidade de melhor organização, melhor consistência da qualidade dos serviços da ação social, da necessidade de formação, qualificação e também animação”, explicou o responsável operacional do programa a nível nacional à Agência ECCLESIA.

Pedro Salgueiro salientou o facto de o programa não ser só formação, mas ter uma “componente de animação” na diocese, pelo que cada Cáritas é chamada a “animar e qualificar” as paróquias “que conseguir”.

O responsável, que acompanha as Cáritas Diocesanas na implementação e divulgação do ‘+ Próximo’, adianta que há “muita partilha, muita articulação” a partir da realidade que já existe.

“Para que cada paróquia cuide dos seus pobres é o grande mote que vamos buscar ao padre Américo”, observou Pedro Salgueiro.

Por sua vez, Paulo Neves destaca a preocupação da Cáritas Portuguesa em “tentar organizar” esta dimensão eclesial com um programa que tem a ver com a “identidade” da Igreja, num esforço, desde sempre, de “estar próximo das pessoas” e organizar-se para que “as comunidades sejam verdadeiras comunidades cristãs e verdadeiras paróquias”.

O colaborador no programa ‘+ Próximo’ considera que a “pertinência” para as comunidades verifica-se na “necessidade” de as pessoas desenvolverem “uma ação cada vez mais consciente, mais concertada” e mais vivida pela comunidade.

Segundo Paulo Neves, com responsabilidades nas Cáritas da zona norte de Portugal, tem existido uma “consciência crescente” das instituições nas dioceses da “necessidade” de se organizarem, de que o programa é “central” na sua missão e, nesse contexto, tem havido “esforço de estar mais atento a estes contributos” para fazê-los chegar às bases.

“A lógica é ativar cada vez mais quem está mais próximo das pessoas, quem está no local, quem está mais em contacto com os problemas”, frisa o responsável.

Pedro Salgueiro contabiliza 16 Cáritas Diocesanas que já aderiram ao ‘+ Próximo’, entre as 20 que compõem a federação nacional, umas com “grande ritmo” chegam a “muitas paróquias, outra chegam a menos, mas com muito empenho também”.

Em 2016 desenvolveram-se cerca de 292 ações de animação e formação.

Para o responsável operacional do programa a nível nacional, o ‘+ Próximo’ pode ser uma forma de chegar “a mais pessoas em situação de pobreza, fragilidade” e ainda há “paróquias que não têm organizada a dimensão caritativa”.

“Queremos grupos o mais informais possível, mas consistentes e com formação, também técnica, que são importantes, e espírito cristão fortíssimo”, concluiu Pedro Salgueiro.

A Cáritas Portuguesa vive a sua semana nacional 2017 com o lema ‘Família Construtora da Paz’, até este domingo, e a partir de quinta-feira é dinamizado um peditório de rua nas 20 dioceses.

G.I./Ecclesia:LS/CB/OC

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral