O Papa Francisco lamentou hoje a morte do cardeal checo D. Miloslav Vlk, arcebispo emérito de Praga, falecido esta manhã aos 84 anos, que foi vítima de perseguições na antiga Checolosváquia.

A mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé manifesta a “admiração” do Papa pelo cardeal Vlk, elogiando a “sua fidelidade tenaz a Cristo, não obstante as privações e perseguições contra a Igreja”.

D. Miloslav Vlk nasceu a 17 de maio de 1932 em Lišnice-Sepekov, Diocese de Ceské Bud?jovice, e foi ordenado sacerdote em 23 de junho de 1968.

Tendo sido nomeado bispo de Ceské Bud?jovice a 14 de fevereiro de 1990, recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de março seguinte, tornando-se arcebispo de Praga a 27 de março de 1991; foi criado cardeal no consistório de 26 de novembro de 1994, pelo Papa João Paulo II.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa