Numa leitura do Profeta Isaías, à maneira de Jesus, o Pe. Rui Santiago, na primeira sessão desta Semana Bíblica, transmitiu aos participantes uma “outra” maneira de entender o Reino de Deus.

O palestrante, numa linguagem muito coloquial, prendeu a atenção dos muitos participantes, que enchiam por completo o Auditório do Seminário Maior, onde decorre a Semana Bíblica, de hoje até ao dia 23.

Como entender o “cumpriu-se o tempo”, afirmação de Jesus, ao anunciar que “o reino de Deus está no meio de vós”? Uma compreensão tão difícil, que nem a afirmação repetida tantas vezes, em cada celebração da Eucaristia, se torna “evidência” de que o Reino se concretiza na nossa vida, na vida de cada crente e na vida de cada comunidade cristã.

Se Deus veio ao nosso encontro, o que acontece se Ele reinar em cada um de nós e em cada comunidade? Porque o Reino não é para acontecer no Céu, quando morrermos, é para acontecer “no meio de nós”. Mas nós tornamo-nos obstáculos a esse reinado, quando queremos “reinar” nós, em vez de nos abrirmos à acção divina transformadora, geradora do Reino em nós e no meio de nós.

O orador pôs em relevo a eficácia da Palavra, que actua em quem se deixa “penetrar” por ela. A Palavra é “criadora”, é “geradora” do reino de Deus, que “está no meio de nós”.

G.I.

CategoryDiocese, Pastoral