Como todo o povo de Deus, no Concelho de Santa Comba Dão, todas as comunidades paroquiais procuram viver o mais intensamente possível este tempo de preparação para a Páscoa.

Durante toda a Quaresma, praticamente em todas a paróquias se foi realizando a Via-Sacra. Via-Sacra paroquial, Via-Sacra da Unidade Pastoral e Via-Sacra dos jovens do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

O momento da reconciliação, em todas as comunidades, foi um momento alto. O sentir-se pecador e o reconhecer a grandeza do perdão de Deus expresso no Sacramento da Reconciliação é tido pelas pessoas como algo de importante neste tempo de quaresma que, de um modo especial, nos convida à reconciliação, a recomeçar um caminho novo, a uma nova vivência do ser cristão que se deixa moldar pelo Ressuscitado.

A Semana Santa é também vivida em todas as paróquias começando com a bênção e procissão dos Ramos.

A Ceia do Senhor, a Paixão e a Vigília Pascal marcam aquela que chamamos a Semana Maior.

Cada família recebeu em sua casa um desdobrável procurando mostrar a importância do tríduo Pascal, com um breve resumo de cada celebração e seu significado.

Também é já tradição, na cidade de Santa Comba Dão, a procissão do Senhor dos Passos no final da celebração da Ceia do Senhor e a procissão do enterro do Senhor no fim da celebração da Paixão. Ambas são promovidas pela Santa Casa da Misericórdia e nelas se incorporam muitas pessoas de todo o concelho. Marcadas pelo silêncio e a oração, ajudam-nos a interiorizar o mistério central da fé católica: a Morte e Ressurreição do Senhor.

No Domingo de Páscoa, grupos de pessoas percorrem as casas dos fiéis levando-lhes o alegre anúncio da Ressurreição, fazendo com que ninguém fique indiferente e receba com alegria a Cruz de Cristo Ressuscitado.

G.I./J.B.:Pe. Casal.