Na celebração do Domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, este ano celebrado a nível diocesano, D. Ilídio saudou os jovens e os Responsáveis pela pastoral da juventude na nossa diocese. Apresentamos um pouco da Homilia que D. Ilídio proferiu, na Catedral, na Eucaristia deste Domingo, após a bênção dos Ramos:

“As atitudes e palavras de Jesus, na Paixão, Morte e Ressurreição, são carregadas de sentido e cheias de vida e amor. São transformadoras do coração e da pessoa; semente, luz e aurora de salvação… São palavras que desafiam os jovens e os que têm coração jovem. No Dia Mundial da Juventude, saúdo os jovens da nossa Diocese e todos os que trabalham com eles: Secretariado Diocesano e todos os Animadores nas Paróquias, Unidades Pastorais e Arciprestados. Convido-os – a todos – a que abram o coração e a vida a Deus e à Sua Palavra. Sois chamados a anunciar a força e o poder transformador do Amor que nos vem de Jesus, entregue por Amor, crucificado no Amor e ressuscitado para nos ensinar a viver e a amar. Quando a Igreja prepara um Sínodo especial dos jovens, desafio-vos a aproveitar esta hora importante, que deve ser marcante, orientadora e indicativa na vossa vida. Toda a Igreja tem o coração cheio de esperança, olhando para vós. Que a Semana Santa a todos desperte ouvidos e coração, atentos ao que Jesus ensina. Ele chama, a todos, a sermos discípulos missionários da vida e da esperança, num mundo triste e desiludido. Porém, é neste mundo que Jesus está – hoje e sempre. É neste mundo que Jesus vive, como semente de esperança e de vida. É este mundo em conflitos, desigual e injusto, que Jesus quer salvar, tornando-o um mundo melhor. Que assim aconteça na nossa vida e na nossa Igreja de Viseu”.

G.I./SDPJV