Lembrando a proposta do Plano Pastoral: “ser discípulo responsável ou ser discípulo missionário”, D. Ilídio recordava, na homilia deste Domingo de Páscoa, que  “a Boa Nova a viver e anunciar e que nunca está ultrapassada é a Ressurreição”.

“O sepulcro está vazio porque Jesus está vivo e destruiu a morte para sempre”, como anunciou Pedro aos judeus e nos ensina hoje: “Aquele Jesus que vós matastes, está vivo, ressuscitou e nós somos testemunhas deste facto”.

Concretizando, D. Ilídio propõe que esta a Boa Nova seja  anunciada “na Família, onde faz falta amor, fidelidade, acolhimento generoso da vida”, (…) “na Escola, onde falta formação integral, educação para os valores, civismo e respeito”, (…) “na Vida Pública, onde se impõe um laicismo intolerante e ideológico, a pôr em risco a vida, a liberdade, a dignidade da pessoa” (…) “na Sociedade, onde vale tudo, levando a que o medo condicione todas as opções…”

E concluiu que “a Ressurreição já iniciou no Batismo e deve ver-se e estar nos gestos, nas atitudes, nos comportamentos, nas palavras, no sentido que damos ao corpo e às relações com os outros”.

G.I.