Uma cultura «só será capaz de dialogar com outras na medida em que seja capaz de autocrítica e de apreciar e acolher o diferente».

Os docentes e investigadores universitários vão debater, este sábado, em Fátima, no auditório da Casa de São Nuno, sobre «o papel do professor cristão na universidade».

A universidade é por natureza um “espaço aberto, de encontro de pessoas diferentes, de respeito pelo pensamento do outro, de diálogo entre culturas, de enriquecimento mútuo e de procura da verdade”, realça o padre Eduardo Duque, coordenador do Secretariado Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES), numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na universidade, através do “convívio e da partilha de ideias, da leitura dos clássicos e dos modernos, da associação e aprofundamento dos conteúdos, aprende-se, de maneira formal e informal, o exercício crítico sobre a realidade”, sublinha o coordenador.

Num texto de enquadramento do encontro «O professor cristão na universidade», enviado à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Duque afirma que a forma da universidade considerar a realidade “cai num certo reducionismo, num certo tecnocratismo”.

O responsável do SNPES acredita que a “possibilidade de diálogo, próprio da «universitas», encontra a sua fundamentação na relação entre verdade e cultura e esta, se verdadeiramente humana, está – como a mesma natureza humana – aberta ao universal e à transcendência, é dinâmica e comunicativa”.

Um tipo de cultura “não pode ser critério de juízo a outras culturas, bem pelo contrário”, uma cultura “só será capaz de dialogar com outras na medida em que seja capaz de autocrítica e de apreciar e acolher o diferente”, lê-se

Este sábado, entre as 10h00 e as 17h00, vão passar pelo auditório da Casa São Nuno, em Fátima, oradores “cuja experiência ajudará a refletir” sobre a temática e o encontro começa com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 10h30.

Durante a tarde, os participantes vão começar por ouvir o professor universitário Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, às 14h00; às 15h30 fala o juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Álvaro Laborinho Lúcio; os três painéis vão ser moderados pela jornalista Maria João Costa, da Rádio Renascença.

A Agência ECCLESIA vai transmitir em direto pela internet, através da rede social Facebook, o encontro de docentes e investigadores «O professor cristão na universidade».

G.I./Ecclesia:LFS

CategoryFátima, Igreja, Pastoral