Docentes de 85 instituições refletiram sobre importância da «interioridade como paradigma educativo».

Mais de 300 professores de 85 escolas católicas portuguesas participaram na formação dupla que trouxe a Portugal Elena Andres, para debater o tema ‘A interioridade como paradigma educativo’.

“O balanço é muito positivo pois sente-se que os professores querem chegar aos alunos e que isso passa pela sua formação pessoal e espiritual para poderem transmiti-la aos docentes”, referiu Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas, em declarações divulgadas pelo portal Educris, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Para esta responsável a temática da interioridade “é uma urgência” e vem na linha do recente “colóquio sobre o acompanhamento dos jovens que decorreu em Barcelona”, em março deste ano.

Para Elisa Urbano, as escolas católicas têm necessidade “de encontrar novas formas para chegar aos alunos para os fazer parar, refletir, construir espirito crítico e abrir-se ao transcendente”.

A responsável entende que uma das funções do Departamento das Escolas Católicas é o de “construir pontes entre as instituições de modo a que se possa discernir em conjunto caminhos de futuro”

Na manhã de sábado, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, esteve presente nos trabalhos e falou aos professores, destacando “o percurso de criação e sistematização dos textos da catequese para os dez anos de percursos catequético” e o início do projeto “despertar religioso das crianças”.

“Quero hoje destacar o trabalho meritório do SNEC que para além desta capacidade de sistematizar o catecismo da Igreja foi publicando obras suplementares e complementares como a Pastoral Catequética ou mesmo a Educação da Sexualidade”, declarou.

O prelado afirmou que agora é o momento para valorizar “O encontro com Cristo”, como se sublinha no documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’, recentemente aprovado na última Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

Ao longo deste ano letivo, o Departamento das Escolas Católicas promoveu as Jornadas Locais para estas instituições de ensino em Setúbal, Viseu e Gaia.

G.I./Ecclesia

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral