Movimento dos Focolares; Cursilhos de Cristandade; Arciprestado Urbano; Encontro de Colegas; Administração do Hospital; Arciprestes e Vigários Episcopais; Movimento da Mensagem de Fátima; Bodas de Prata da Escola de Carvalhais; Crismas em Aguiar da Beira; Crismas em Boaldeia.

No fim da manhã do dia 1 de Maio, um grupo de jovens do Movimento dos Focolares, acompanhado por alguns adultos, passou na Casa Episcopal, apresentando cumprimentos e conversando com D. Ilídio Leandro. Passaram o fim-de-semana em Viseu, vindos do Porto e de outras zonas do País, incluindo alguns da região de Viseu. Regressavam, na tarde deste dia às suas terras, precisamente neste dia feriado.

No final desse mesmo dia 1 de Maio, deu-se o encerramento de um Cursilho de Cristandade de Senhoras. O Diretor Espiritual foi o Pe. Jorge Luís, Diretor Espiritual do Movimento em Viseu. Um grupo de 25 senhoras participou neste Cursilho, acompanhadas por um grupo de pessoas do Movimento na diocese. O encerramento, como de costume, teve lugar no salão de festas do Centro Pastoral Diocesano.

Na manhã do dia 3 de Maio, os padres do Arciprestado Urbano encontraram-se, numa reunião orientada pelo Arcipreste – Pe. José Henrique. D. Ilídio Leandro também participou, presidindo à oração da manhã, na qual fez uma pequena reflexão.

Também no dia 3 de Maio, os padres ordenados em 1962, na diocese de Viseu, realizaram o seu habitual encontro anual. Desta vez, teve lugar em Povolide, na Casa Paroquial, onde é pároco um destes colegas, o Pe. António Baptista Lopes. O Bispo da Diocese foi convidado e esteve presente.

A nova Administração do Hospital – Dr. Cílio Correia e sua equipa – esteve na Casa Episcopal, na tarde de 3 de Maio, a apresentar cumprimentos. Foi oportunidade para se fazer uma breve troca de impressões, apresentando-se a mútua disponibilidade para cooperação frutuosa, em favor das pessoas doentes.

Na manhã do dia 4 de Maio, na Casa Episcopal, teve lugar um encontro do Bispo com os Vigários Episcopais e Arciprestes. Refletiram-se alguns temas importantes para a diocese, tendo em conta o momento atual da aplicação do Sínodo Diocesano e os temas da Igreja universal. O encontro terminou com um almoço de confraternização.

Como tem acontecido, desde há alguns anos, o Movimento da Mensagem de Fátima presta assistência às pessoas que vão a caminho de Fátima e passam por Viseu. Tem o apoio de Médicos, Enfermeiros e de pessoas das Forças de Segurança e do RI 14. Neste ano – centenário das Aparições em Fátima – o Movimento promoveu uma Eucaristia na Catedral, no início da noite de quinta-feira, 4 de Maio. O Bispo presidiu a esta Eucaristia, concelebrada pelo Assistente Diocesano do Movimento – Cón. Carlos Casal – e por vários outros sacerdotes. Seguiu-se uma Procissão pela cidade de Viseu, na qual se incorporaram largas centenas de pessoas.

D. Ilídio Leandro presidiu, na Igreja Matriz de Carvalhais – concelho de S. Pedro do Sul – à Eucaristia de ação de graças, nos 25 anos do Centro de promoção Social da paróquia de Carvalhais. Presentes muitos Professores e Funcionários do Centro, acompanhados pelo novo Presidente da Direção – Pe. Eurico José. Esteve presente, também, e foi homenageado, o anterior Presidente e atual Pároco de Carvalhais – Pe. Miguel Rodrigues Pereira. Foi lembrado o Fundador deste Centro – Pe. José Rodrigues de Barros e o Pe. Libório Correia dos Santos Loureiro que lhe sucedeu, in solidum com o Pe. Miguel. Seguiu-se um almoço de confraternização no restaurante da Instituição.

No Arciprestado do Dão, no concelho de Aguiar da Beira e na Igreja Paroquial de Coruche, D. Ilídio crismou 107 cristãos, quase todos jovens, na tarde de Sábado, dia 6 de Maio. A grande e espaçosa Igreja estava repleta, com muita gente no exterior. Concelebraram com o Bispo, para além do Pároco – Pe. Jorge Miguel – o Pe. Silvério e o Pe. Paulo Albuquerque. Também concelebrou um Pároco vizinho, da Diocese de Lamego – Pe. Aniceto. Foi uma bela celebração, muito bem participada por todos os presentes.

Na tarde de domingo – 7 de Maio – dia do Bom Pastor e das vocações, o Bispo presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz de Boaldeia, onde crismou jovens desta Comunidade e de Torredeita. Também foram crismadas algumas pessoas, vindas de Couto de Baixo e de Queirã. Foram crismadas, no total, 23 pessoas, quase todas jovens. Para além do Bispo e do Pároco – Pe. Paulo Diamantino – concelebrou o Pe. José António, natural da paróquia de Torredeita e Pároco em Penalva do Castelo. Participaram na Eucaristia os 4 Seminaristas da diocese que se dirigiam para Braga, para o Seminário Interdiocesano. A Igreja esteve repleta e a Eucaristia foi muito bem animada e participada, sendo o grupo coral constituído por pessoas da Unidade Pastoral.

G.I.