Numa iniciativa do eurodeputado Fernando Ruas, decorreu hoje, no Hotel Montebelo, durante a manhã, um Seminário dedicado ao Turismo Religioso e sua importância para o desenvolvimento local.

A maioria das intervenções foi protagonizada por eurodeputados, partilhando experiências dos seus países de origem, no que toca ao turismo religioso, as rotas usadas pelos peregrinos, como os casos mais conhecidos dos Caminhos de Santiago, num paralelo com os caminhos de Fátima.

D. Ilídio Leandro esteve apenas na abertura dos trabalhos, por ter que se deslocar para Fátima, onde participa nas comemorações do Centenário das Aparições, que contam com a presença do Papa Francisco, também ele peregrino.

D. Ilídio realçou a importância dos “caminhos de peregrinação”, não apenas pela sua riqueza de contacto com a natureza e com as pessoas e cidades, mas sobretudo como experiência humana de “celebração da vida”, das suas alegrias e dores, no mais íntimo da pessoa que peregrina.

Desafiou os poderes instituídos (municípios, associações, organismos) a unirem-se “para dar a todas as pessoas as melhores condições de realização”.

O turismo religioso, para além da componente de celebração da fé, proporciona também recreio, passeio, cultura, relações sociais, gastronomia, património e tudo deverá constituir uma “caminhada feliz”, seja pessoal, ou em família, em grupo, “construindo um mundo melhor”.

A concluir, lembrou que “importa chegar, mas importa mais estar, percorrer e levar alguém na viagem”. Para tanto, é necessário que haja “boas condições: sinalização, locais de descanso, de convívio, de oração e albergues”.

Os eurodeputados intervenientes mostraram experiências de turismo religioso, nomeadamente nos Açores Santo Cristo, Peregrinações Quaresmais e Festas do Espírito Santo), na Croácia, “terra de rica herança sacra” (Santuários Marianos de Trsat, Marija Bistrica, ou de Nossa Senhora do Refugiado). Já a eurodeputada da Lituânia realçou as sinergias despertadas com a sinalização do Caminho de Santiago, em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, com o Governo da Lituânia e da Igreja Católica Lituana. Defendeu a tese de que “em tempos turbulentos de desintegração e crescimento dos nacionalismos na Europa, o desenvolvimento futuro do caminho de Santiago e de outras Rotas Culturais Europeias, são a chave para unir os Europeus nos valores da paz, solidariedade, tolerância, equidade e direitos humanos”.

Na mesma linha se expressou o eurodeputado da Galiza e a eurodeputada Andaluza, tal como Teresa Barros, do Instituto Politécnico de Viseu.

A representante do Turismo do Centro e a Vereadora da Cultura do Município de Viseu louvaram esta iniciativa do eurodeputado Fernando Ruas, que vem ao encontro das políticas que procuram desenvolver, abrindo-se à cooperação com todas os instituições e organismos que promovem o turismo religioso, que “põe pão na mesa a muitas pequenas famílias”, como dizia a eurodeptada Croata.

G.I.