Marcelo Rebelo de Sousa disse que Francisco «rejuvenesceu» de um dia para o outro.

O presidente da República afirmou hoje que a visita do Papa Francisco a Portugal “ultrapassou todas as expectativas”, agradeceu a todos os portugueses e disse que o projetos iniciais eram “mais limitados”.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que de início os projetos eram “bem mais limitados” do que o Papa ficar cá durante 22 horas e que foi graças a “aliados especiais”, nomeadamente o núncio apostólico, que foi possível “esticar a presença do Papa em Portugal para o dia 12.

O presidente da República incluiu “crentes e não crentes” no agradecimento pelo acolhimento ao Papa Francisco, lembrando os responsáveis da Igreja Católica, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o Papa Francisco valorizou o “calor humano” manifestado por todos os portugueses, por ser um “calor ponderado, moderado, sentido”.

O Papa “rejuvenesceu de ontem para hoje”, sublinhou o presidente da República, lembrando a fadiga que mostrava à chegada.

“As últimas palavras que trocámos foi para eu a dar-lhe força e ele a dar-me força. A tarefa dele é mais importante, porque há tantos conflitos em que ele está empenhado”, referiu Rebelo de Sousa.

“Nada do que é importante no mundo lhe escapa”, concluiu.

O Papa Francisco realizou uma peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio para assinalar o centenário das aparições e presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto.

G.I./Ecclesia:PR

CategoryFátima, Igreja, Papa, Pastoral