Exposição centra-se nas representações da Virgem Maria.

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) inaugura hoje a exposição ‘Madonna’, que traz pela primeira vez a Portugal um conjunto de obras das “famosas coleções” dos Museus do Vaticano, especialmente da sua” valiosa Pinacoteca”.

A instituição portuguesa realça, na apresentação da mostra, as “pinturas de Primitivos italianos” (Taddeo di Bartolo, Sano di Pietro, Fra Angelico), de “grandes mestres do Renascimento e do Barroco” (Rafael, Pinturichio, Salviati, Pietro da Cortona, Barocci), além de “notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostólica Vaticana”.

A exposição vai estar aberta ao público de 19 de maio a 10 de setembro, no Piso 0-Galeria de Exposições Temporárias.

A mostra inclui pinturas da “Galleria Borghese” (Venusti e Sassoferrato) e da “Galleria Corsini” (Gentileschi e Van Dyck).

“Num arco cronológico que vai do final da Antiguidade à época moderna, a iconografia da Virgem Maria é o grande eixo temático desta mostra, que engloba ainda um núcleo de obras de autores italianos oriundas de diversas instituições portuguesas, públicas e privadas”, precisa o MNAA.

A exposição tem como comissários Alessandra Rodolfo e José Alberto Seabra Carvalho.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryBispo