Celebrações marcadas para 9 e 10 de junho.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai presidir à Peregrinação das Crianças a Fátima este ano com o tema ‘Senhora do Rosário, mais brilhante que o sol’, nos dias 9 e 10 de junho.

O Santuário de Fátima apresenta a peregrinação das crianças como “uma das maiores e mais importantes” à Cova da Iria e o tema desta edição tem como referência a Aparição de Nossa Senhora do Rosário de Fátima a 13 de outubro de 1917, “celebrando assim o Milagre do Sol”.

“Nesta aparição, Nossa Senhora apresenta-se como a Senhora do Rosário; pede que continuem a rezar o terço e que não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”, explica a instituição.

Ao longo do mês de maio, a campanha preparatória da peregrinação desafia a “acolher e transmitir a luz de Deus, que Nossa Senhora nos trouxe quando veio a Fátima”.

Os participantes são desafiados “a rezar, a iluminar a vida de alguém com um gesto simples como um sorriso”, a lembrar-se de pessoas que são portadoras da luz e a descobrir mais sobre a vida dos pastorinhos.

Até à peregrinação nos dias 9 e 10 de junho, as crianças são convidadas a construir “o seu sol” cujos os raios são os desafios alcançados e colocados numa caixa, para ser entregue na “grande celebração” da peregrinação presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto.

Do programa da 39.ª Peregrinação das Crianças destacam-se também visitas aos locais das Aparições do Anjo, na Loca do Cabeço e em Aljustrel, a oferta de flores a Nossa Senhora de Fátima e uma encenação na Basílica da Santíssima Trindade alusiva ao tema ‘Senhora do Rosário, mais brilhante que o sol’.

O Santuário de Fátima realça que este encontro congrega também grupos de crianças estrangeiras na Cova da Iria.

Neste sábado e Domingo (20 e 21), estará, no Multiusos de Viseu, um espectáculo de dança que recorda o “milagre do sol” – “Fátima – o Dia em que o sol bailou”. Amanhã, às 16:00 horas e Domingo, às 15:00 e 17:30 horas, poderemos assistir a este espectáculo que é apresentado pela Vortice Dance Companny, num trabalho encomendado pelo Santuário de Fátima, no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições.

G.I./Ecclesia:CB/OC