Realizou-se hoje, durante a manhã, mais um encontro dos diáconos permanentes da nossa diocese.

Foi no seminário Maior e serviu para partilhar a experiência que se vai fazendo, com a disponibilidade deste ministério para a acção pastoral da Igreja visiense.

Depois da oração da Hora Intermédia, na Capela, os diáconos reuniram, estando com eles o Cón. António Jorge, responsável pelo seu acompanhamento e formação permanente. Na partilha que fizeram, os diáconos presentes foram unânimes na sua alegria pelo acolhimento que as comunidades cristãs têm tido em relação ao seu serviço, ainda que muitos não estejam familiarizados e esclarecidos sobre a origem longínqua do diaconado, como serviço às comunidades. Também aqui o clericalismo “turva” esta nova realidade, que, a pouco e pouco, se vai enraizando na nossa Igreja.

Foi também abordada a importância de um bom acolhimento aos possíveis novos diáconos, que venham a surgir, no decurso da formação que a Escola Diocesana da Fé está a proporcionar. O testemunho pessoal dos actuais diáconos poderá também ajudá-los a um melhor discernimento.

Definiu-se o calendário de formação permanente para o próximo ano pastoral e ficou assente que a celebração de S. Teotónio, padroeiro da Diocese, poderá ser assumido como o dia da “renovação das promessas diaconais”.

Também foi expressa a disponibilidade dos diáconos para acompanharem D. Ilídio nas Visitas pastorais que irá realizar, ao longo do próximo Ano Pastoral, ao Arciprestado de Lafões.

D. Ilídio esteve com os diáconos durante o almoço, que foi servido no Seminário.

G.I.