D. Manuel Linda abriu Seminário dedicado ao tema na Academia Militar.

O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança destacou hoje, na Academia Militar da Amadora, a importância da mensagem de Fátima para a busca e a preservação da paz no mundo.

Na intervenção de abertura do Seminário ‘Paz e Futuro da Humanidade’, que está a ter lugar esta quarta-feira, com organização do Ordinariato Castrense, D. Manuel Linda salientou que 100 anos depois “Fátima afirma-se como o maior contributo para a nova ordem mundial que se pretende”.

Destacando a “complexidade das problemáticas” que hoje marcam a sociedade, com os numerosos conflitos e outros desafios deles decorrentes, o prelado apontou a necessidade de privilegiar na ação militar uma conduta “ética”, que permita distinguir da melhor maneira o que fazer em cada situação e teatro de operações.

E nesse campo lembrou a ação da Igreja Católica no meio militar, em especial dos inúmeros capelães militares que ajudam a reforçar neste meio as “múltiplas dimensões do humano”, bem como “o espirito de corpo” de todas as forças que servem.

Asseguram também a apoio ao “contexto familiar” dos militares e a “formação integral e contínua” daqueles que servem as várias forças armadas portuguesas.

Forças Armadas que, sublinhou D. Manuel Linda, são “os grandes servidores da paz”.

Muito especialmente, o bispo das Forças Armadas e de Segurança lembrou no final da sua intervenção os muitos capelães, muitos deles já defuntos, que deram o seu contributo no apoio espiritual e humano dos militares, um pouco por todo o país.

O Seminário ‘Paz e Futuro da Humanidade’ é organizado pelo Ordinariato Castrense tendo como pano de fundo o centenário das aparições de Fátima e o da I Grande Guerra (1914-18).

Este evento tem como objetivo “desenvolver e aprofundar uma específica mentalidade de paz” entre os agentes e “comprometer pessoas e instituições a favor de uma nova ordem internacional, edificada a partir dos direitos humanos e dos valores da paz”, refere a organização.

A iniciativa conta com oradores como o ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e o coronel Nuno Lemos Pires, comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar.

Do lado da Igreja Católica, além de D. Manuel Linda, destaca-se a presença do núncio apostólico (representante da Santa Sé) em Portugal, D. Rino Passigato; e do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, com a conferência ‘Fátima: profecia e atualidade”.

Numa mesa intitulada ‘As religiões, a guerra e a paz. Atualidade de um tema’, vão estar presentes responsáveis de outras Igrejas cristãs: D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana, de Comunhão Anglicana; e D. Sifredo Teixeira, bispo da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa.

A sessão de encerramento do Seminário vai ser presidida pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja, Pastoral