A propósito do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. Ilídio convidou a comunicação social para o habitual Encontro anual, que teve lugar ao final da tarde de hoje.

Depois de apresentar a Mensagem do Papa Francisco para este 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. Ilídio falou aos jornalistas presentes sobre outros temas que marcam ou marcarão a vida da Diocese.

Um dos temas foi o próximo Sínodo dos Bispos, a realizar em Outubro de 2018, que será dedicado aos jovens, estando em curso o processo de consulta e recolha de opiniões junto dos jovens.

Depois do Sínodo dedicado à Família e que deu origem à Exortação Apostólica “A Alegria do Amor”, o Papa Francisco anunciou que o de Outubro de 2018 será dedicado aos jovens, e eles estão a colocar questões e a responder, através das redes de comunicação, contribuindo para o documento preparatório do Sínodo.

D. Ilídio espera que os jovens da nossa diocese exprimam também a sua opinião, correspondendo aos desafios que a Pastoral da Juventude tem vindo a fazer, sobretudo junto dos Movimentos que dedicam a sua acção à juventude e através dos Grupos de Jovens, mobilizando-os para participarem no inquérito em curso.

D. Ilídio disse mesmo que “o Papa leva os jovens a sério” e a auscultação que promoveu junto deles é “mais uma novidade” com que o Papa Francisco nos surpreende. Ele quer “que os jovens sejam protagonistas da missão da Igreja”.

G.I.