D. Ilídio apresentou aos jornalistas, no Encontro de ontem, o novo “modelo” de visita pastoral, que irá adoptar, já nas Visitas ao Arciprestado de Lafões, no próximo Ano Pastoral.

Na perspectiva da concretização das Visitas Pastorais baseadas no modelo da Unidade Pastoral, D. Ilídio não celebrará a Eucaristia em todos os “lugarejos” com locais de culto, mas apenas naqueles que têm mais peso congregador da Comunidade paroquial.

Questionado pelos jornalistas sobre o que gostaria de encontrar, nessas Visitas, D. Ilídio confessou que “gostaria de não encontrar escolas fechadas”, de “não encontrar lugares desabitados”, de não encontrar “Igrejas onde o Pároco não tem interlocutores corresponsáveis”. Gostaria, sobre tudo “de encontrar pessoas felizes, por serem cristãs”, porque a Igreja lhes “serve para alguma coisa”. Se assim for, concluiu, encontrará, em cada paróquia, “uma Igreja mais bela do que a encontrou na primeira Visita” que lhe fez.

D. Ilídio Leandro considera as Visitas Pastorais como “tarefa do Bispo para conhecer melhor a paróquia e o modo como ela vive a sua condição de porção da Igreja”, animando-a na sua caminhada de fé. O Bispo quer também “sentir o modo como as decisões do Sínodo Diocesano estão a ser concretizadas”.

Nas Visitas pastorais do próximo ano, D. Ilídio já terá em conta a nova configuração dos Arciprestados, que deixaram de ser dezassete, para serem apenas seis, agrupando de modo novo as paróquias, que continuam a ser as mesmas duzentas e oito.

G.I.