Governo Regional sublinha «profundo significado» das celebrações no arquipélago.

A solenidade do Pentecostes, com que a Igreja Católica encerra hoje o perí­odo litúrgico da Páscoa, mobiliza as comunidades católicas dos Açores, em particular nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.

O presidente do Governo Regional concedeu tolerância de ponto no dia 6 de junho, terça-feira do Espí­rito Santo, aos trabalhadores da administração pública cujos serviços estejam sediados nestas três ilhas.

“A celebração do Espí­rito Santo reveste-se de profundo significado para o Povo Açoriano, sendo o seu culto celebrado em toda a Região”, refere o despacho de Vasco Cordeiro publicado em Jornal Oficial.

O documento recorda que, “tradicionalmente, as festividades que lhe são dedicadas, nas Ilhas Faial, Pico e São Jorge, se prolongam para além da segunda-feira do Espí­rito Santo”, que este ano ocorre no dia 5 de junho de 2017, e é o Dia da Região Autónoma dos Açores.

O portal “Igreja Açores”, da Diocese de Angra, adianta que nas festividades deste ano vão ser oferecidas na ilha do Pico mais de 20 mil refeições.

“A peculiaridade principal deste culto no arquipélago é ser popular e desenvolver-se sob a forma de império, ou seja na dinâmica do império que tem as suas origens nos reis e nobres e que o povo achou tão interessante que se organizou em irmandades para repetir a mesma dinâmica”, assinala o portal diocesano.

Na ilha Terceira, o dia de Bodo, neste domingo, é considerado “um dos dias mais importantes do ano”; o culto do Espí­rito Santo está documentado desde 1492, data em que já se fazia o Império e se distribuí­a o bodo, no dia de Pentecostes, à  porta de uma capela pertencente ao Hospital do Espírito Santo.

G.I./Ecclesia:OC