Reuniu, esta tarde, em Campo de Besteiros, a Assembleia Arciprestal do Arciprestado de Besteiros, com cerca de quatro dezenas de participantes, para preparar a participação dos seus representantes no Conselho Pastoral Diocesano.

O Arcipreste, Pe. Carlos Casal, introduziu e justificou a reunião “para colher contributos para a reunião do Conselho Pastoral Diocesano” do próximo sábado, sobre o Questionário elaborado, a nível nacional, para recolher o sentir dos jovens em relação à  Igreja e desta, em relação aos jovens.

Também a celebração do Centenário das Aparições com um a peregrinação arciprestal foi apreciada. Irá realizar-se em Outubro, em moldes a definir, convergindo as paróquias para o Santuário da Senhora dos Milagres, nas Laceiras (Cabanas de Viriato). Sem prejuí­zo dessa, o Santuário do Coração Imaculado de Maria, em Castelões, também acolherá uma peregrinação, de âmbito local, no dia 9 de Julho, com celebração mariana e tempo de celebração do sacramento da Reconciliação.

Após estas informações, a Assembleia Arciprestal reuniu, em trabalho de grupos, por sectores – liturgia, pastoral social, evangelização, família e juventude – para trabalhar o Questionário destinado a “expressar a compreensão acerca do mundo juvenil e a ler a experiência de acompanhamento vocacional”, visando a redacção do Documento de trabalho do próximo Sí­nodo dos Bispos, dedicado à  Juventude, em 2018.

Após os trabalhos dos grupos, foi presentada ao Plenário uma síntese que, depois de recolhida e tratada, vai ser levada ao Conselho Pastoral Diocesano pelos representantes deste Arciprestado.

No início dos trabalhos, e após um momento de oração, foi lida a acta da reunião anterior, que permitiu aos presentes recordar os temas tratados e avaliar a sua concretização.