Encontro com os Movimentos; Arciprestado Urbano; Liga de Amigos do Hospital; Arciprestado de Besteiros; Arciprestado Rural de Viseu; Irmãos Maristas de Vouzela; Crismas em Abraveses; Crismas em Currelos; Crismas em Sul.
No início da noite de 5 de Junho, houve um encontro com os Representantes dos Movimentos Apostólicos da diocese, para preparar o Plano Pastoral. Com a presença do Bispo e do Vigário-Geral, foi Moderador deste encontro o Vigário Episcopal para a Pastoral – Pe. Virgílio Rodrigues. Segundo D. Ilídio, o diálogo foi muito rico e de muito interesse, refletindo-se a colaboração dos Movimentos – nomeadamente os que estão mais ligados à Pastoral Familiar – no desenvolvimento do Plano Pastoral 2017-2019 que tem por base a família e os jovens.
Na manhã de 7 de Junho, reuniram os Sacerdotes do Arciprestado Urbano, no Centro Sócio Pastoral Diocesano. D. Ilídio esteve presente, presidiu à Hora Intermédia e fez uma pequena reflexão. Moderou os trabalhos da agenda o Arcipreste – Pe. José Henrique. Os presentes foram informados sobre os temas do Conselho Presbiteral e foram refletidos alguns pontos de pastoral que estão na ordem do dia da Diocese e deste Arciprestado.
No fim da tarde do mesmo dia 7 de Junho, D. Ilídio recebeu os elementos que constituem a direção da Liga de Amigos do Hospital Central – S. Teotónio. Conversaram sobre alguns temas de interesse para aquele Centro Hospitalar e sobre a possibilidade de participação do Bispo, em algumas datas específicas.
Nas instalações da paróquia de Cabanas de Viriato, teve lugar a reunião dos Padres do Arciprestado de Besteiros, na manhã do dia 8 de Junho. O Arcipreste, Pe. Carlos Casal, orientou a reunião que cumpriu os diversos pontos da agenda. No início, rezou-se a oração litúrgica de Laudes, presidida por D. Ilídio que, no momento próprio, fez uma pequena reflexão. O encontro terminou com uma refeição num restaurante da região.
Na manhã de 9 de Junho, reuniram, no Seminário Maior, os elementos do Arciprestado Rural de Viseu. Orientou a reunião o Arcipreste – Pe. Paulo Diamantino. D. Ilídio presidiu à Hora Intermédia e orientou uma pequena reflexão. Trocaram-se impressões sobre os temas da agenda que contemplava a avaliação do Conselho Presbiteral e a preparação do Conselho Pastoral Diocesano.
Na manhã do dia 10 de Junho, D. Ilídio presidiu a solene Eucaristia, em Vouzela, na Casa dos Irmãos Maristas, celebrando S. Marcelino Champagnat. Neste ano, a solenidade foi especial, pois celebravam-se os 200 anos da Fundação da Congregação, com o lema – “Um novo começo e um novo sonho”. O salão maior da casa, onde foi celebrada a Eucaristia, estava repleto, com os Irmãos Maristas, vindos das diversas Casas de Portugal e com muitas pessoas amigas – de Vouzela e arredores e de muitos outros lugares de Portugal. Concelebrou o Pároco – Pe. Ricardo Alexandre e o Pe. Francisco da Cunha Marques. A Eucaristia foi muito bem solenizada por um excelente grupo coral, orientado pelo Irmão Tomé, com o Superior da Casa – Irmão Diamantino – ao órgão. Seguiu-se um almoço de festa.

No início da tarde desse mesmo dia 10 de Junho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Igreja Matriz de Abraveses, onde crismou 16 jovens. Celebrando já a solenidade da Santíssima Trindade, concelebrou o Pároco – Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa.

Ainda na tarde de 10 de Junho, D. Ilídio deslocou-se a Currelos, onde presidiu à Eucaristia, na Igreja Paroquial. Concelebraram o Pároco – Pe. José Fernando – e os restantes párocos do concelho: Pe. Álvaro, Pe. Carlos e Pe. Ramiro. Na celebração foram crismados 24 cristãos – jovens e adultos – vindos de diversas paróquias.

Na Igreja Matriz de Sul, crismaram-se 76 cristãos, quase todos jovens, vindos de diversas paróquias do concelho de S. Pedro do Sul. Concelebraram com o Bispo, para além do Pároco – Pe. Lindoval – e o Arcipreste – Pe. Mário Dias – alguns dos outros párocos do concelho: Pe. Carlos Rodrigues, Pe. Eurico, Pe. João Rodrigues e Pe. Miguel Pereira.

GI

CategoryBispo