A Missão e Nova Evangelização; Lar de Santo António; Solenidade do Corpo de Deus; Conselho Pastoral Diocesano; Crismas na Paróquia do Viso; Pe. António José Rodrigues.
No dia 12 de Junho, D. Ilídio Leandro participou num encontro promovido pela Comissão Episcopal – Missão e Nova Evangelização – na Casa Carmo do Santuário de Fátima. É Presidente desta Comissão D. Manuel Linda. Com a colaboração de D. José Traquina que moderou o encontro, teve uma manhã em que foi apresentada a Missão País pelo Assistente da Pastoral Universitária de Lisboa e por um jovem – Responsável da Missão País neste ano. Na parte da tarde houve uma partilha entre todos os presentes sobre a ação missionária nas Dioceses e outras Instituições. De Viseu, participou o bispo, o Vigário Episcopal da Educação Cristã e o Vigário Episcopal responsável pela Pastoral do Ensino Superior.
Na tarde do dia 13 de Junho, D. Ilídio presidiu a solene Eucaristia, no Lar Escola de Santo António, celebrando o Padroeiro desta Instituição – Santo António. Presentes os jovens do Lar de S. António e as jovens do Lar de S. José e todos os seus Responsáveis. Os jovens do Lar de Santo António, orientados pelo seu Mestre, solenizaram a Eucaristia, na Igreja completamente cheia. Juntamente com D. Ilídio, concelebrou o Diretor destas 2 Instituições de jovens – Cón. Arménio Lourenço – e, ainda, o Cón. Manuel Matos – Pároco de Santa Maria (à qual pertence esta Instituição) – e o Frei Francisco, da Igreja dos Terceiros. Seguiu-se um jantar com todos os amigos e colaboradores desta Instituição de Santo António.
A Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor ou Corpo de Deus foi celebrada na quinta-feira, dia 15 de Junho, retomando o feriado que, por anos, tinha deixado de ser dia solene. D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Catedral, às 11,00 horas – horário normal da paróquia – e presidiu à soleníssima Procissão, pelas ruas da cidade, à tarde, depois de um tempo de adoração, neste Dia do Santíssimo Sacramento.
Em reunião ordinária, reuniram os elementos do Conselho Pastoral Diocesano, na manhã de sábado, dia 17 de Junho. A reunião teve lugar, como habitualmente, no Centro Sócio Pastoral diocesano. Depois de uma pequena oração e uma reflexão de caráter pastoral, feita por D. Ilídio, assumiu a moderação dos trabalhos o Vigário da Pastoral diocesana – Pe. Virgílio Rodrigues. Apresentou o Plano Pastoral Diocesano, sobre a Pastoral Familiar para os próximos 2 anos e D. Ilídio fez a apresentação do estudo da Exortação Apostólica sobre “A Alegria do Amor”, que vai constituir o tema da Formação Permanente Extraordinária do Clero no próximo ano. Seguiu-se um trabalho de grupos, apurando as respostas ao inquérito para preparar o Sínodo dos Jovens, a realizar em Roma, em outubro de 2018. O encontro terminou com o plenário e com a marcação das reuniões do próximo Ano Pastoral.
Na tarde desse mesmo dia 17, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja paroquial do Viso, onde foram crismados 108 cristãos, na sua maioria jovens mas com algumas dezenas de adultos. Provinham das paróquias: Ranhados, Repeses, Rio de Loba e Viso. Acolhidos pelo Pároco do Viso – o Vigário-Geral, Pe. Armando Esteves Domingues – concelebraram o Pe. José Carlos, o Pe. José Pedro, o Frei Giovani Sartori e o Pe. José Henrique que orientou a Eucaristia.
O Pe. António José Rodrigues sofreu um acidente de viação e tem estado a recuperar no Hospital Distrital da Guarda. É pároco de Avelal, Decermilo, Romãs e Vila Longa, no concelho de Sátão. Hoje, dia 18 de Junho, D. Ilídio foi celebrar a Eucaristia paroquial de Avelal e Romãs. Espera-se a sua total recuperação muito em breve.

G.I.